Famílias do movimento Sem-Terra resistem à reintegração de posse na Fazenda Redenção, em Francisco Sá

Policiais militares estão no local em apoio
aos Oficiais de Justiça, em Francisco Sá.

(G1) Mais de 100 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) resistem à reintegração de posse na fazenda Redenção, na zona rural de Francisco Sá, na manhã desta terça-feira (13). De acordo com uma das coordenadoras do Movimento no Norte de Minas, Olívia Dias Leal, a resistência é pacífica e ocorre dentro da propriedade sem riscos às famílias.

"Os trâmites legais e os prazos não foram respeitados e cumpridos pelo Governo, Polícia Militar e Justiça; a reunião de mediação de conflitos que tivemos foi apenas com a PM e prefeitura, sem os demais órgãos responsáveis e envolvidos no conflito. Também, tínhamos uma agenda para nova reunião em Montes Claros que não foi respeitada. Não recebemos a visita técnica para conhecerem o que já produzimos na terra. São 60 hectares de área cultivada, além de viveiros de mudas. Estamos resistindo porque esta reintegração é ilegal", explicou.

No início deste mês, os integrantes do Movimento bloquearam a rodovia MG-122 contra as reintegrações de posse no Norte de Minas.

Os integrantes do movimento colocaram fogo próximo de uma cancela e bloquearam parte da entrada da fazenda com troncos de árvores. "Tudo que fizemos é para dificultar a entrada dos militares caso haja alguma investida mais agressiva. Em nossa resistência, gritamos palavras de ordem e, inclusive, nossas crianças entregaram alimentos produzidos aqui aos militares", completou. O acampamento 'Alvimar Ribeiro' ocupa a fazenda há cerca de seis meses.

A fazenda é localizada às margens da LMG-122, no km 32. A Polícia Militar esteve no local, desde às 7h, em apoio aos oficiais de Justiça e negociando com os ocupantes. No início da noite desta terça-feira a polícia informou que a reintegração de posse foi adiada até o dia 22 de março, quando está planejada uma audiência de conciliação no fórum da cidade de Francisco Sá.

O G1 não conseguiu o contato do proprietário da fazenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos