Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Famílias do movimento Sem-Terra resistem à reintegração de posse na Fazenda Redenção, em Francisco Sá

Policiais militares estão no local em apoio
aos Oficiais de Justiça, em Francisco Sá.

(G1) Mais de 100 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) resistem à reintegração de posse na fazenda Redenção, na zona rural de Francisco Sá, na manhã desta terça-feira (13). De acordo com uma das coordenadoras do Movimento no Norte de Minas, Olívia Dias Leal, a resistência é pacífica e ocorre dentro da propriedade sem riscos às famílias.

"Os trâmites legais e os prazos não foram respeitados e cumpridos pelo Governo, Polícia Militar e Justiça; a reunião de mediação de conflitos que tivemos foi apenas com a PM e prefeitura, sem os demais órgãos responsáveis e envolvidos no conflito. Também, tínhamos uma agenda para nova reunião em Montes Claros que não foi respeitada. Não recebemos a visita técnica para conhecerem o que já produzimos na terra. São 60 hectares de área cultivada, além de viveiros de mudas. Estamos resistindo porque esta reintegração é ilegal", explicou.

No início deste mês, os integrantes do Movimento bloquearam a rodovia MG-122 contra as reintegrações de posse no Norte de Minas.

Os integrantes do movimento colocaram fogo próximo de uma cancela e bloquearam parte da entrada da fazenda com troncos de árvores. "Tudo que fizemos é para dificultar a entrada dos militares caso haja alguma investida mais agressiva. Em nossa resistência, gritamos palavras de ordem e, inclusive, nossas crianças entregaram alimentos produzidos aqui aos militares", completou. O acampamento 'Alvimar Ribeiro' ocupa a fazenda há cerca de seis meses.

A fazenda é localizada às margens da LMG-122, no km 32. A Polícia Militar esteve no local, desde às 7h, em apoio aos oficiais de Justiça e negociando com os ocupantes. No início da noite desta terça-feira a polícia informou que a reintegração de posse foi adiada até o dia 22 de março, quando está planejada uma audiência de conciliação no fórum da cidade de Francisco Sá.

O G1 não conseguiu o contato do proprietário da fazenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira