Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Vereadores de Janaúba visitam mineradora em Riacho dos Machados


Depois que informações sobre um possível transbordamento da barragem de rejeitos da Mineração Riacho dos Machados (MRDM), viralizaram nas redes sociais, deixando a população janaubense preocupada, a Mesa Diretora da Câmara Municipal, através do presidente, juntamente com a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Educação, da referida Casa de Leis, decidiram visitar a mineração em busca de esclarecimentos.

O grupo de vereadores e representantes do Distrito de Irrigação do Perímetro Gorutuba (DIG), Empresa de Pesquisa Agrícola de Minas Geris (EPAMIG), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) e da Prefeitura de Janaúba (representada pelo integrante do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), Moacir Antunes, foi recebido por diretores e assessoria de comunicação da empresa, no último dia 20 de dezembro.

No dia 20, uma quarta-feira, os diretores da Brio Gold, fizeram uma exposição do Plano de Operação da empresa ao grupo visitante, destacando todos itens de segurança que compõem as atividades mineradoras. A mineradora informou que a barragem de rejeitos foi projetada para acumular 7 milhões de metros cúbicos. Atualmente tem acumulados 4 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 60% da sua capacidade, isto significa, que possui volume disponível de 1,7 milhão de metros cúbicos de borda operacional e 1,3 milhão de metros cúbicos deixado como volume de borda livre.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Luiz Carlos Oliveira (Professor Luizão), que também teve essa percepção, admitiu que pretende retornar à mina para nova reunião com a direção, desta vez, acompanhado de técnico da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Campus Janaúba, com o objetivo de reforçar suas informações.

Comentários

  1. Esses vereadores ou eu dá no mesmo: não entendemos nada. Tem que enviar quem realmente entende.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga