Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Vereadores de Janaúba visitam mineradora em Riacho dos Machados


Depois que informações sobre um possível transbordamento da barragem de rejeitos da Mineração Riacho dos Machados (MRDM), viralizaram nas redes sociais, deixando a população janaubense preocupada, a Mesa Diretora da Câmara Municipal, através do presidente, juntamente com a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Educação, da referida Casa de Leis, decidiram visitar a mineração em busca de esclarecimentos.

O grupo de vereadores e representantes do Distrito de Irrigação do Perímetro Gorutuba (DIG), Empresa de Pesquisa Agrícola de Minas Geris (EPAMIG), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF) e da Prefeitura de Janaúba (representada pelo integrante do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), Moacir Antunes, foi recebido por diretores e assessoria de comunicação da empresa, no último dia 20 de dezembro.

No dia 20, uma quarta-feira, os diretores da Brio Gold, fizeram uma exposição do Plano de Operação da empresa ao grupo visitante, destacando todos itens de segurança que compõem as atividades mineradoras. A mineradora informou que a barragem de rejeitos foi projetada para acumular 7 milhões de metros cúbicos. Atualmente tem acumulados 4 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 60% da sua capacidade, isto significa, que possui volume disponível de 1,7 milhão de metros cúbicos de borda operacional e 1,3 milhão de metros cúbicos deixado como volume de borda livre.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Luiz Carlos Oliveira (Professor Luizão), que também teve essa percepção, admitiu que pretende retornar à mina para nova reunião com a direção, desta vez, acompanhado de técnico da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Campus Janaúba, com o objetivo de reforçar suas informações.

Comentários

  1. Esses vereadores ou eu dá no mesmo: não entendemos nada. Tem que enviar quem realmente entende.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira