Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Matias Cardoso: Rapaz morre após encostar em um fio de alta tensão às margens de um canal de irrigação

Segundo testemunhas, fio muito baixo teria provocado o choque

(G1) Um rapaz de 27 anos morreu nessa quarta-feira (27) após encostar em um fio de alta tensão de um poste da Cemig às margens de um canal de irrigação do Projeto Jaíba, na zona rural de Matias Cardoso, no Norte de Minas. O irmão da vítima explicou ao G1 que eles tinham terminado o trabalho de diarista em uma plantação de manga e que foram ao canal para lavar as mãos. No local, Márcio Rodrigues Silva encostou a cabeça no fio que estava próximo à água do córrego.

"A gente tinha acabado de terminar o trabalho de poda dos brotos e fomos lavar as mãos. Ele ainda me disse do fio e eu falei para ele ter cuidado. Em seguida, eu ouvi as pessoas dizerem que meu irmão estava passando mal. Quando tentamos socorrê-lo também levamos choque. Ele levou choque por mais de duas vezes quando encostou a cabeça no fio", explicou o irmão mais novo, de 22, que pediu para não ser identificado.

O Samu informou que Márcio Rodrigues sofreu queimaduras de terceiro grau na face e que os socorristas interceptaram o carro que levava o rapaz ao hospital; foram feitas manobras de ressuscitação, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

O advogado da fazenda onde a vítima trabalhava no dia do acidente explicou que registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e que anteriormente ao acidente já havia notificado à Cemig sobre a situação do fio às margens do canal. Dois funcionários da fazenda também sofreram descarga elétrica porque encostaram na vítima para tentar socorrê-la.

“Os dois funcionários também foram socorridos; um deles já teve alta e o outro está internado em observação. Sentimos muito pela fatalidade e providenciamos todo o apoio à família, incluindo os custos da funerária e o que mais eles precisarem. Neste momento, priorizamos o apoio à família e aos funcionários”, disse o advogado, Deivison Fabio.

A fazenda tem um quadro de 130 funcionários e não confirmou o vínculo empregatício com a vítima. O G1 fez contato com a Cemig para saber sobre a segurança do local, mas até essa publicação não havia recebido retorno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG