Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

SINE de Janaúba realiza a emissão de Carteiras de Trabalho


A nova gestão do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Janaúba efetuou o levantamento das Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPs) que estão na unidade aguardando retirada dos seguintes anos: 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015.

A nova CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que permite a integração nacional dos dados, o que impede emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém informações dos dados da qualificação civil e outros complementares como: endereço, número do CPF, fotografia, impressão digital, assinatura digitalizada e nº do NIS/PIS.

Sendo assim, o trabalhador que não retirar a CTPs no local onde efetuou o pedido não consegue efetuar a 2ª via do documento em nenhum lugar do Brasil.

As CTPs de 2016 e 2017 também merecem atenção do trabalhador, porém estas têm um fluxo maior de retirada dos documentos.

Hoje o SINE de Janaúba é considerado referência na emissão de CTPs, pois conseguem efetuar a entrega antes mesmo do prazo estipulado pelo Ministério do Trabalho que são de 15 dias. “Se todos os dados do trabalhador estiverem corretamente sem impedimento hoje trabalhamos com prazo máximo de 7 dias, com ressalvas das que possuem documentos dependes”, explica o coordenador do SINE Janaúba, Flávio Mendes. De acordo com Flávio, o sucesso se deve exclusivamente à parceria com servidores, atendentes, Prefeitura de Janaúba e todos os stakeholders (públicos de interesse).

No mês de setembro, a equipe do SINE Janaúba irá aderir ao programa Busca Ativa, e passará também pelo treinamento de acerto de Tela para corrigir divergências de informações como: Troca de PIS, Restituições de Seguro desemprego, Acertos de divergência de Informação para permitir acerto com divergência da RFB, e Liberação de Ata Judicial.


ASCOM/Janaúba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga