“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

AMAMS sedia primeira oficina do projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável


O Norte de Minas sedia a primeira capacitação do programa Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, realizada pela Associação Brasileira dos Municípios com recursos de 500 mil euros liberados pela União Européia. O evento será realizado em outras nove cidades brasileiras ainda esse ano, para envolver 200 municípios de 20 a 100 mil habitantes e com Índice de Desenvolvimento Humano abaixo de 0,7. Ontem foram realizadas palestras, que prosseguem hoje no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS. Em Minas Gerais, serão atendidos 35 municípios, em parceria com a AMAMS.

Na abertura da capacitação, o tom do discurso foi o excesso de burocracia no Poder Público que tem impedido a chegada de benefícios para as prefeituras realizarem as obras e benefícios de interesse da população. O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, ex-prefeito de Várzea Paulista, lamentou que o Governo anuncie vários projetos e programas e que eles não cheguem a população, pois a burocracia dos técnicos impede que isso ocorra. É que o Governo condiciona a liberação dos recursos a apresentação dos projetos, que nunca são aprovados pela equipe técnica.

Esse programa Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável tem como foco quebrar essas barreiras e ajudar os prefeitos a viabilizarem as obras e benefícios. Porém os municípios terão que buscar os recursos federais e até mesmo internacionais para financiarem os seus projetos. O presidente da AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas e diretor da ABM agradeceu a ABM por tê-lo indicado para o Conselho Deliberativo da Sudene e com isso, evitado a exclusão de 50 municípios da área do semiárido.

O presidente salientou ainda que nessa semana será retomada a discussão sobre o pagamento dos resíduos do Fundef, seja pela via administrativa ou judicial, pois será realizada reunião em Brasilia com a Advocacia Geral da União, onde tramita o processo. Se o acordo for realizado, deverão ser injetados R$ 600 milhões nos cofres municipais do Norte de Minas. Porém se esgotada a negociação administrativa, a AMAMS entrará com ação judicial, em parceria com os Procuradores Municipais, evitando que as Prefeituras tenham de contratar escritórios de advocacia particulares, pois a Justiça Federal proibiu essa medida.

ASCOM/AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro