Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Em Janaúba três pessoas são presas durante operação contra o tráfico de drogas

A prisão aconteceu durante uma operação da Polícia Civil
 para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão

Um homem de 35 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas, na noite dessa terça-feira (29), em Janaúba. A prisão aconteceu durante uma operação da Polícia Civil para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão. A esposa dele, de 23, e um rapaz, de 33, que fazia entrega do material, também foram presos e conduzidos para a delegacia por envolvimento no crime. Foram apreendidos 1,300 kg de cocaína em pasta, avaliada, segundo a polícia, em R$ 50 mil.

“Em janeiro desse ano, prendemos o mesmo homem, já conhecido por fornecer cocaína à classe média da cidade, com um quilo da droga. Seis dias depois, ele foi solto, e ainda publicou nas redes sociais que tinha conseguido a liberdade e que viajaria. Continuamos as investigações e conseguimos identificar um funcionário dele, como se fosse um motoboy das entregas. Monitoramos este ‘entregador’ e, ontem, apreendemos porções de cocaína e dinheiro. Em seguida, iniciamos a operação em quatro lugares diferentes”, detalha o delegado regional, Bruno Fernandes Barbosa.

As drogas estavam escondidas em uma lavanderia; a polícia acredita que o comércio era usado como lavagem de dinheiro do tráfico. “A lavandeira é dele, e ele usava o comércio para a gestão do dinheiro do tráfico com a esposa. Ela era responsável pela coordenação da entrega, dos estoques e, quando ele viajava para buscar as drogas – ele diz que compra em SP –, ela assumia os negócios”, detalha.

Dois veículos, um de luxo, foram apreendidos na operação. Os três presos foram conduzidos para o Presídio Regional de Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga