Suspeito de matar policial em BH será transferido para a Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá

Imagem
A Justiça de Minas Gerais determinou, nesta quinta-feira (23 de outubro), a transferência de Jefferson Anísio da Silva, de 27 anos, para a Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá, no Norte de Minas. O homem é acusado de matar o cabo Vinícius de Castro Lima, da 84ª Companhia Tático Móvel do 39º Batalhão da Polícia Militar, durante uma tentativa de assalto em Belo Horizonte. A decisão foi assinada pelo juiz Leonardo Vieira Rocha Damasceno após a audiência de custódia realizada nesta quinta. O magistrado decretou a prisão preventiva do acusado e destacou que a transferência tem como objetivo garantir a ordem pública, diante da gravidade do crime e do extenso histórico criminal do investigado. De acordo com o processo, Jefferson foi apontado como autor dos disparos que tiraram a vida do cabo Castro, na tarde da última terça-feira (21 de outubro). O policial, que estava de folga, se encontrava em uma concessionária de veículos no bairro Tirol, na Região do Barreiro, quando tentou ...

Em Janaúba, projeto desenvolve trabalho de geração de renda para usuários e familiares da Saúde Mental


Pacientes e familiares do serviço de Saúde Mental são o alvo de projeto de reabilitação psicossocial, promovido pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto propõe a criação de fábrica de sabonetes, velas artesanais e vassouras PET, e está em funcionamento desde mês passado, na Rua Rio Pardo, 170, Padre Eustáquio. Atualmente, são realizadas oficinas de treinamento aos pacientes e profissionais que desenvolverão o processo de aprendizagem e produção com os pacientes e familiares, inscritos semanalmente. O objetivo é propiciar aos familiares e usuários da Saúde Mental de Janaúba, inscritos na Associação de Familiares e Usuários da Saúde Mental - AFAUSAM, recursos financeiros para investir em sua formação profissional, desenvolver trabalho de geração de renda e fortalecer os vínculos familiares e o desenvolvimento/fortalecimento de habilidades e uma vida saudável. Parceria firmada no projeto, a Associação de Mulheres do Monte Alto é a responsável pelo processo de aprendizagem dos produtos.

A proposta do projeto vem ao encontro do plano terapêutico singular dos usuários e ou familiares de oportunizar o resgate da cidadania e inclusão social do sujeito, para fortalecer a autoestima e autonomia. As unidades do CAPS já recolhem as garrafas recicláveis para a produção das vassouras. Os produtos confeccionados estarão à venda, em breve, para toda a população.

Além da inclusão dos usuários, a fábrica visa garantir a Sustentabilidade ambiental e preservação do meio ambiente, ao reunir, reduzir, reutilizar e reciclar o material de pet, o que evita o impacto ambiental. De acordo com a referência técnica responsável pelo projeto, a assistente social Isabel Mendes da Silva, o sujeito, após iniciar um tratamento nos Serviços de Saúde Mental, devido passar por experiência de crise, de sofrimento mental e uso abusivo de álcool e outras drogas, encontra-se com dificuldades de retomar ou inserir no mercado de trabalho. “Além deste fator, há uma vulnerabilidade social familiar na grande maioria dos usuários da Saúde Mental, por isso, a relevância deste projeto”, destaca Isabel.

Janaúba hoje conta com uma RAPS efetiva composta por diversos dispositivos psicossociais, ligados à Secretaria Municipal de Saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, o Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil – CAPSi, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – CAPS AD III, dentre outras unidades. A Rede tem procurado assistir o usuário de forma humanizada, na busca do resgate de sua cidadania, viabilizando a inclusão dos direitos sociais, à vida, à saúde, dentre outros. A RAPS visa também nas suas ações, a superação do estigma social em relação à loucura.


Fonte: ASCOM Prefeitura de Janaúba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga