Prefeito Amâncio Oliva representa Varzelândia em solenidade estadual que transforma Matias Cardoso na capital simbólica de Minas Gerais

Imagem
A Prefeitura de Varzelândia, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, marcou presença em mais um importante evento regional. Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o prefeito Amâncio Oliva participou da solenidade de entrega da Medalha dos Gerais – Maria da Cruz e Matias Cardoso, realizada em Matias Cardoso, município que, nesta data, assume simbolicamente o posto de capital de Minas Gerais. A tradição, instituída por emenda à Constituição Estadual, celebra as raízes históricas do Norte de Minas e homenageia figuras marcantes na formação da identidade sertaneja. O evento é reconhecido como um dos momentos mais relevantes do calendário político e cultural da região. Lideranças estaduais e regionais marcaram presença A cerimônia reuniu importantes lideranças políticas e institucionais, reforçando o peso simbólico e histórico do evento. Entre as autoridades presentes estavam: • Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais; • Marcelo Aro, secretário de Estado; • Paulo Guedes, deput...

Primeiro dia de Curso SICONV promovido pela AMAMS


A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS, realizou o seu primeiro dia do CURSO SICONV AVANÇADO – NOVA REGULAMENTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS NO SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS E CONTRATOS DE REPASSE.

O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

Segundo o coordenador nacional do Ministério do Desenvolvimento Social, Carlos Cleber, o objetivo do curso é igualar o conhecimento daqueles que já atuam com o SICONV e daqueles que nunca entraram no sistema na captação e gestão de recurso do governo federal. “O curso oferece dinâmica e informação, visando o aperfeiçoamento dos profissionais da administração pública em todas as esferas de governo, bem como quaisquer interessados na captação de recursos federais, no tocante a correta utilização desse importante sistema”, finalizou.

O curso está sendo destinado para servidores e gestores municipais das áreas de compras, licitações; contratos e convênios; captação de recursos; elaboração de projetos; financeiras; membros de comissão de licitação; pregoeiros e equipes de apoio; secretários; assessores; diretores, coordenadores e assistentes do poder executivo municipal.

Independente do setor, cada um tem a função de criar no seu município uma segunda prefeitura no tocante ao financeiro para atrair recursos externos, principalmente federais, “Vocês têm a missão de até o final do ano, passar pelas mãos de vocês um ou dois convênios. A ideia é chegarmos ao final desse mandato com uma previsão superior a gestão passada, baseado nas ferramentas que vamos ensinar neste curso, com o passo a passo, que vamos instruí-los no decorrer do ano, passando informações de todos os segmentos, nesse desafio de levar desenvolvimento para os nossos municípios”, comentou o presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis.

O presidente comentou ainda que em breve a AMAMS trará com o Tribunal de Contas do Estado, o curso do SICON, que faz parte de contabilidade de prestação de contas. O curso terá duração de 16 horas/aula sendo desenvolvido por meio de aulas expositivas, com total operacionalização na Plataforma SICONV – Sistema de Convênios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG