Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Empresário de Janaúba investigado na operação União sonegou R$ 3 milhões em impostos, diz Receita

(G1) O proprietário da rede de empresas investigadas na operação União, deve pelo menos, R$ 3 milhões ao fisco em sonegação de impostos, segundo a Receita Estadual. A ação está sendo realizada pela Receita e Ministério Público nesta quarta-feira (10) e são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Jaíba e Janaúba.

A Receita e o MP também apuram a falsidade ideológica do grupo que usava “laranjas” na formação das empresas.

“O investigado é considerado um dos maiores empresários na região do Norte de Minas. Ele, inclusive, é reconhecido por moradores da região como o proprietário das empresas. Os laranjas são os funcionários do grupo que emprestaram nome e documento ao investigado para constarem como sócios. No entanto, encontramos procurações desses sócios ao empresário para que ele gerencie as unidades”, explica o Delegado da Receita Estadual, Gilmar Soares Barbosa. As investigações começaram há dois anos depois que fiscais foram executar uma dívida de impostos e não encontraram o verdadeiro proprietário do grupo.

Um organograma do grupo, divulgado pela Receita, mostra que o empresário é dono de 14 drogarias, mas em nenhuma delas ele aparece como proprietário.

Segundo a Receita, o objetivo dos mandados cumpridos, nesta quarta, é coletar novas provas em arquivos e documentos para compor o processo e oferecer denúncia do acusado.

Fraude em licitação

A Receita também informou que o empresário responde processo por suspeita de fraude em licitação, em 2010, em contrato firmado com a prefeitura de Janaúba para distribuição de remédios. Um extrato retirado deste processo demonstra movimentação em nome do acusado, porém segundo a Receita Estadual, o “investigado não figura como real proprietário” das empresas do grupo.

A Receita informou que o grupo de empresas é composto por 14 drogarias, dois hotéis e quatro postos de gasolina com sedes em Montes Claros, Janaúba, Jaíba e Verdelândia.

O G1 não conseguiu falar com nenhum responsável do grupo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG