Inscrições para o Garantia Safra 2025/2026 já estão abertas em Nova Porteirinha

Imagem
Programa é uma importante ferramenta de apoio ao produtor rural diante de perdas na colheita Nova Porteirinha (MG) – A Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a EMATER-MG, anunciou a abertura das inscrições para o programa Garantia Safra 2025/2026. Os produtores interessados têm até o dia 21 de setembro de 2025 para realizar a adesão. O atendimento está sendo realizado no escritório da EMATER-MG, localizado na Rua São Lucas, nº 161, Centro, em Nova Porteirinha. O que é o Garantia Safra? O Garantia Safra é um programa federal voltado para agricultores familiares que cultivam áreas de 0,6 a 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. O objetivo é oferecer um auxílio financeiro em casos de perda de produção igual ou superior a 50% em razão de estiagem ou excesso de chuvas. Com isso, o programa garante mais segurança e estabilidade ao agricultor familiar, reduzindo os impactos sociais e econômicos de safras comprometidas...

AMAMS contribui para que Montes Claros seja abastecida com água do Rio Jequitaí


A Secretaria Nacional de Defesa Civil sinalizou positivamente para a proposta de Montes Claros ser abastecida com água vinda do rio Jequitaí, antes mesmo de ser construída a Barragem de Jequitaí. Na tarde dessa segunda-feira, dia 17 de abril, Ronaldo Mota Dias, Secretário Executivo da AMAMS e o Diretor Técnico, Raphael Mota se reuniram no Ministério da Integração Nacional com o Assessor Especial do Ministério, Silvio Arthur Pereira e com o chefe de Gabinete do Ministro, Silvio Garcia Martins Filho, além de dirigentes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, quando discutiram estratégias de socorro aos flagelados da seca. Uma das alternativas apresentadas pela AMAMS e aprovada pelos participantes é que a Copasa construa em caráter emergencial a adutora para trazer água do rio Jequitaí, logo que pensa em fazer uma adutora do rio Pacuí.

Ainda na reunião, a Defesa Civil Nacional anunciou que em caráter emergencial socorrerá os flagelados da seca com água através da Operação Pipa, desde que os municípios estejam com o Decreto de Situação de Emergência em dia. Serão usadas estratégias de atendimento através do Exército Brasileiro, como ocorre atualmente; através do Estado e ainda para quem tem o Cartão Defesa Civil, fazer a contratação direta. Por sinal, o Governo Federal reconheceu a Situação de Emergência em Montes Claros, tanto a nível urbano como rural. A mesma situação foi em relação aos poços artesianos, pois será aberta licitação visando cumprir essa necessidade.

Os dirigentes da AMAMS estiveram em Brasília para buscar uma solução para a seca que vem assolando o Norte de Minas nos últimos anos. O presidente da AMAMS, José Reis, prefeito de Bonito de Minas, salienta que essa seca é a maior dos últimos anos e com consequências sociais e econômicas, por isso, a iniciativa de pedir ajuda do Governo Federal. O maior retrato dessa seca é a situação de Montes Claros, que desde outubro de 2015 passou a enfrentar racionamento de 24 horas, mas que agora deverá ser ampliada para 48 horas.

Nesta terça-feira, em Brasília, Ronaldo Mota Dias e Raphael Mota estarão no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para verificar como ampliar o projeto de cisternas para os flagelados da seca e ainda o programa de segurança alimentar. Na parte da tarde visitarão o Ministério de Minas e Energia, quando discutirá na Companhia de Recursos e Propriedade Minerais o acesso aos poços profundos do Norte de Minas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira