Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Em Montes Claros, 391 candidatos concorrem ao cargo de vereador

(G1) O Tribunal Superior Eleitoral de Minas Gerais divulgou dados que mostram o perfil dos candidatos que vão disputar a uma das 23 vagas de vereador em Montes Claros, no Norte de Minas. O número de candidatos diminuiu em relação às eleições de 2012, passou de 532 para 391; 66% são homens.

Já no quesito escolaridade, 25,81% concluíram a faculdade, mais de 35% tem ensino médio completo e quase 10% não concluíram o ensino fundamental. Em Montes Claros, 262.496 eleitores devem ir às urnas em outubro.

Ocupação
Segundo o TSE, as ocupações profissionais mais recorrentes entre os candidatos são a de dona de casa (23), empresários (23), comerciantes (20), servidores públicos (13) e aposentados (13).

O que faz um vereador
Os vereadores devem elaborar, discutir e votar as leis municipais, além de fiscalizar as ações do Executivo. "Ele é responsável pelo controle externo de tudo que a prefeitura faz. O vereador deve fiscalizar para saber se os recursos estão sendo usados de forma correta", explica o sociólogo Roberto Ronisson.

Para discutir e votar durante as sessões legislativas, os vereadores se organizam em partidos. Há os partidos que são considerados da base do governo [não apenas o partido do próprio prefeito, mas outros que apoiam a sua gestão] e os considerados de oposição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga