Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Autor da Lei da Ficha Limpa impugna candidatura de José Ornelas a prefeito de Montalvânia/MG


(Por Fábio Oliva) Os advogados Geraldo Flávio de Macedo Soares e o ex-Juiz de Direito Márlos Reis (foto), um dos autores da Lei da Ficha Limpa, subscreveram Ação de Impugnação de Registro de Candidatura – AIRC contra o ex-prefeito José Florisval de Ornelas, de Montalvânia/MG. A ação foi protocolada quinta-feira, 18 de agosto, na 342ª Zona Eleitoral.

Na ação, os advogados lembram que o ex-prefeito foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas – TJMG, no Processo 0083648-06.2009.8.13.0427, em decisão já transitada em julgado, em razão de irregularidades em licitações.

Ornelas foi acusado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG na ação criminal de “inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei para a contratação de serviços, bem como, teria efetuado pagamentos aos contratados sem a cobertura de aditivos contratuais, realizando despesas não autorizadas por lei e em desacordo com as normas financeiras pertinentes”.

A pena imposta pelo TJMG a Ornelas em 08 de novembro de 2012 foi de quatro anos de detenção, em regime aberto.Tratando-se de decisão colegiada, Ornelas acabou apanhado pela Lei da Ficha Limpa, ficando inelegível pelo prazo de oito anos.

Segundo os subscritores da impugnação, em razão de vários recursos impetrados, a contagem do prazo iniciou-se em 3 de junho de 2015, razão pela qual Ornelas só poderá disputar nova eleição após 2 de junho de 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga