Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice de Cristália por abuso de poder econômico nas eleições de 2024

Imagem
Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, a Comarca de Grão Mogol proferiu uma decisão que promete mudar os rumos políticos de Cristália, no Norte de Minas Gerais. A juíza eleitoral Kellymar Pedrosa de Sousa determinou a cassação do mandato do prefeito Jairo Júnior e de sua vice, Elizete Cabral, por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Segundo o processo, as investigações comprovaram que a chapa eleita utilizou recursos financeiros de forma ilícita para influenciar o resultado do pleito. A decisão aponta que, além do uso indevido de dinheiro, há registros em vídeo que mostram montantes de valores em espécie que teriam sido usados para a compra de votos. Além disso, diversos depoimentos de eleitores foram colhidos, confirmando a prática de compra de sufrágio tanto com pagamentos em dinheiro quanto por transferências via PIX. Provas robustas e decisão judicial A sentença da juíza Kellymar Pedrosa foi embasada em provas materiais consideradas “robustas e inco...

Operação Brejo das Almas combate tráfico de drogas em Montes Claros e Francisco Sá

Operação Brejo das Almas combate
tráfico de drogas – Foto: Eventos Moc

Operação Brejo das Almas
combate tráfico de drogas – Foto: Eventos Moc
Deflagrada nesta quarta-feira, 27 de janeiro, uma operação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) para combate ao crime organizado ligado ao tráfico de drogas nos municípios de Francisco Sá e Montes Claros, no Norte do estado.
Foram expedidos pela Justiça 34 mandados de prisão (preventiva e temporária) e 17 mandados de busca e apreensão para serem cumpridos nos dois municípios. Vinte e oito pessoas estão sendo investigadas. A operação Brejo das Almas conta com a participação de 87 policiais militares e 18 viaturas. Em apoio à operação, a Polícia Civil disponibilizou um delegado e dois investigadores para prestar auxílio no município de Francisco Sá.
Foram presas 29 pessoas (23 em cumprimento aos mandados, três por desacato, duas por porte de arma e uma por receptação). Também foram apreendidas três armas de fogo, uma carabina de pressão, cinco celulares, 100 g de crack, 200 g de maconha e R$ 841 em dinheiro.
Os investigados que presos em Francisco Sá serão levados para o presídio de segurança máxima localizado naquele município. Em Montes Claros os presos serão levados para o presídio regional.
O trabalho investigativo e de inteligência, que teve início há 10 meses, foi desenvolvido em conjunto pela PMMG, Promotoria de Justiça de Francisco Sá e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Montes Claros.
Durante as investigações surgiram indícios e provas da prática, pelos investigados, dos delitos de associação para o tráfico e de tráfico de drogas (inclusive com participação de adolescentes), posse, porte e disparos de armas de fogo, tentativas de homicídio, corrupção de menores, coação de testemunhas no curso do processo e associação criminosa com intuito de praticar delitos de roubo.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram deferidos e expedidos pelo Juízo da Comarca de Francisco Sá, após requerimento formulado pelo MPMG nos autos de Procedimentos Investigatórios Criminais (PIC) instaurados pela Promotoria de Justiça de Francisco Sá.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: MPMG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira