Prefeita Elbe Brandão leva voz de Nova Porteirinha a Brasília e defende municípios de pequeno porte

Imagem
Nesta quarta-feira, 10 de setembro, a prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão, cumpriu mais uma importante agenda em Brasília, participando da reunião da Bancada Mineira no Congresso Nacional. A gestora representou não apenas seu município, mas também todos os municípios mineiros com até 10 mil habitantes, reafirmando seu papel de liderança e articulação em defesa das cidades de pequeno porte. Durante o encontro, Elbe Brandão levou as demandas prioritárias das comunidades que, muitas vezes, enfrentam maiores desafios para garantir infraestrutura, saúde, educação e geração de oportunidades. Sua atuação destacou a importância de que os recursos federais cheguem de forma justa e eficaz às localidades menores, possibilitando avanços concretos no desenvolvimento regional. “Estar aqui é levar a voz de Nova Porteirinha e também de tantos outros municípios que precisam ser ouvidos. Nosso compromisso é lutar para que cada cidade, independentemente do tamanho, tenha condições de crescer, gera...

Número de homicídios em Janaúba: Controvérsia entre Polícia e Imprensa

As Polícias Militar e Civil divulgaram um balanço sobre o número de homicídios no Norte de Minas. Os dados foram revelados na tarde desta segunda-feira (11) em uma entrevista coletiva na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública. De acordo com as estatísticas, o número de homicídios em Montes Claros caiu 9% em 2015 em relação ao ano de 2014; foram 78 mortes em 2014 contra 71 no ano passado.
Porém, segundo dados da Polícia Civil, em cidades menores como Jaíba e Janaúba, o avanço da criminalidade chama atenção. O aumento no número de homicídios em Jaíba foi 160%. As polícias registraram 26 mortes em 2015, enquanto que em 2014 foram apenas 10.

Os dados revelam ainda que o número de homicídios em Janaúba foi 84% maior no ano passado. Em 2015, 35 pessoas foram assassinadas, contra 19 mortes do ano anterior. Segundo o Chefe do 11º Departamento de Polícia Civil em Montes Claros, Raimundo Nonato, melhorias na estrutura da Polícia Civil podem ajudar no combate à criminalidade na região. Ainda segundo ele, está em andamento o concurso da PC, e serão entregues 1080 investigadores à comunidade nos próximos quatro meses e, assim, será dada prioridade a Jaíba e Janaúba, de forma a decair o número de homicídios nestas cidades.

Controvérsia entre Polícia e Imprensa
Porém, o que chama a atenção é que os chefes das Polícias Civil e Militar do Norte de Minas Gerais não estão cientes da situação da nossa região. Em Janaúba o número de pessoas assassinadas foi bem maior que o divulgado. Em um levantamento feito pelo jornalismo Onda Norte FM, ficou constatado que foram 48 homicídios em 2015, número bem acima dos 35 divulgados pela Polícia. Em Jaíba a discrepância também ficou notória, quando foi divulgado que foram 26 homicídios, sendo que no levantamento anual feito pela imprensa o número chega a 32 assassinatos no ano passado. Assim fica difícil a população acreditar em uma reação por parte das forças de segurança, quando nem sequer eles têm a informação real do que está acontecendo na sua área de jurisdição, ou não querem expor a realidade nua e crua como deveria ser feito. Lembrando que as informações sobre os homicídios ocorridos na região são repassadas a imprensa pela própria polícia local.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro