Varzelândia faz história com o maior mutirão de mamografia já realizado no município sob a liderança do prefeito Amâncio Oliva

Imagem
O Outubro Rosa 2025 ganhou um significado ainda mais especial em Varzelândia. A Administração “Do Povo Para o Povo”, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, promoveu neste sábado uma das maiores ações de saúde e prevenção da história do município: o maior mutirão de mamografia já realizado em Varzelândia, reafirmando o compromisso da gestão com o cuidado, o amor e a valorização da vida das mulheres. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, levou mais de 60 mulheres varzelandenses até a Santa Casa de Montes Claros, em um grande gesto de solidariedade e mobilização pela prevenção ao câncer de mama. O mutirão contou com acompanhamento técnico, transporte seguro e acolhimento integral, garantindo que cada participante recebesse o melhor atendimento possível. Um gesto de amor e compromisso com a vida Sob a coordenação do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo Azevedo, o evento foi marcado por um clima de esperança, união e superação. Mulheres de diversas c...

Número de homicídios em Janaúba: Controvérsia entre Polícia e Imprensa

As Polícias Militar e Civil divulgaram um balanço sobre o número de homicídios no Norte de Minas. Os dados foram revelados na tarde desta segunda-feira (11) em uma entrevista coletiva na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública. De acordo com as estatísticas, o número de homicídios em Montes Claros caiu 9% em 2015 em relação ao ano de 2014; foram 78 mortes em 2014 contra 71 no ano passado.
Porém, segundo dados da Polícia Civil, em cidades menores como Jaíba e Janaúba, o avanço da criminalidade chama atenção. O aumento no número de homicídios em Jaíba foi 160%. As polícias registraram 26 mortes em 2015, enquanto que em 2014 foram apenas 10.

Os dados revelam ainda que o número de homicídios em Janaúba foi 84% maior no ano passado. Em 2015, 35 pessoas foram assassinadas, contra 19 mortes do ano anterior. Segundo o Chefe do 11º Departamento de Polícia Civil em Montes Claros, Raimundo Nonato, melhorias na estrutura da Polícia Civil podem ajudar no combate à criminalidade na região. Ainda segundo ele, está em andamento o concurso da PC, e serão entregues 1080 investigadores à comunidade nos próximos quatro meses e, assim, será dada prioridade a Jaíba e Janaúba, de forma a decair o número de homicídios nestas cidades.

Controvérsia entre Polícia e Imprensa
Porém, o que chama a atenção é que os chefes das Polícias Civil e Militar do Norte de Minas Gerais não estão cientes da situação da nossa região. Em Janaúba o número de pessoas assassinadas foi bem maior que o divulgado. Em um levantamento feito pelo jornalismo Onda Norte FM, ficou constatado que foram 48 homicídios em 2015, número bem acima dos 35 divulgados pela Polícia. Em Jaíba a discrepância também ficou notória, quando foi divulgado que foram 26 homicídios, sendo que no levantamento anual feito pela imprensa o número chega a 32 assassinatos no ano passado. Assim fica difícil a população acreditar em uma reação por parte das forças de segurança, quando nem sequer eles têm a informação real do que está acontecendo na sua área de jurisdição, ou não querem expor a realidade nua e crua como deveria ser feito. Lembrando que as informações sobre os homicídios ocorridos na região são repassadas a imprensa pela própria polícia local.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga