Em Salinas, pés de maconha são encontrados no meio de plantação de mandioca

Imagem
(Por Michelly Oda, g1 Grande Minas) Pés de maconha foram encontrados no meio de uma plantação de mandioca na zona rural de Salinas nessa quinta-feira (24). Uma arma também foi apreendida. Uma equipe da Polícia Militar fazia patrulhamento pelo distrito de Nova Fátima quando foram informados de que um homem estaria cultivando maconha em uma fazenda. Os policiais foram ao local indicado, que é de difícil acesso e com visão privilegiada das pessoas e veículos que chegam. Quando chegavam, flagraram um alvo das denúncias correndo. Ele não foi encontrado. Após a fuga, os militares fizeram uma varredura na área externa da casa e encontraram os pés de maconha – com aproximadamente um metro de altura - no meio da plantação de mandioca. Por conta dessa situação, foram feitas buscas na residência. O pai do homem que foi visto fugindo acompanhou os trabalhos. Durante a averiguação, a PM apreendeu uma espingarda na porta do quarto onde o homem dorme. No local também estavam suas roupas e outros pert...

Número de homicídios em Janaúba: Controvérsia entre Polícia e Imprensa

As Polícias Militar e Civil divulgaram um balanço sobre o número de homicídios no Norte de Minas. Os dados foram revelados na tarde desta segunda-feira (11) em uma entrevista coletiva na sede da 11ª Região Integrada de Segurança Pública. De acordo com as estatísticas, o número de homicídios em Montes Claros caiu 9% em 2015 em relação ao ano de 2014; foram 78 mortes em 2014 contra 71 no ano passado.
Porém, segundo dados da Polícia Civil, em cidades menores como Jaíba e Janaúba, o avanço da criminalidade chama atenção. O aumento no número de homicídios em Jaíba foi 160%. As polícias registraram 26 mortes em 2015, enquanto que em 2014 foram apenas 10.

Os dados revelam ainda que o número de homicídios em Janaúba foi 84% maior no ano passado. Em 2015, 35 pessoas foram assassinadas, contra 19 mortes do ano anterior. Segundo o Chefe do 11º Departamento de Polícia Civil em Montes Claros, Raimundo Nonato, melhorias na estrutura da Polícia Civil podem ajudar no combate à criminalidade na região. Ainda segundo ele, está em andamento o concurso da PC, e serão entregues 1080 investigadores à comunidade nos próximos quatro meses e, assim, será dada prioridade a Jaíba e Janaúba, de forma a decair o número de homicídios nestas cidades.

Controvérsia entre Polícia e Imprensa
Porém, o que chama a atenção é que os chefes das Polícias Civil e Militar do Norte de Minas Gerais não estão cientes da situação da nossa região. Em Janaúba o número de pessoas assassinadas foi bem maior que o divulgado. Em um levantamento feito pelo jornalismo Onda Norte FM, ficou constatado que foram 48 homicídios em 2015, número bem acima dos 35 divulgados pela Polícia. Em Jaíba a discrepância também ficou notória, quando foi divulgado que foram 26 homicídios, sendo que no levantamento anual feito pela imprensa o número chega a 32 assassinatos no ano passado. Assim fica difícil a população acreditar em uma reação por parte das forças de segurança, quando nem sequer eles têm a informação real do que está acontecendo na sua área de jurisdição, ou não querem expor a realidade nua e crua como deveria ser feito. Lembrando que as informações sobre os homicídios ocorridos na região são repassadas a imprensa pela própria polícia local.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo