Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Ruralminas leva infraestrutura rural a São João da Ponte


As ações em São João da Ponte foram realizadas nas sub-bacias dos rios Salobro e João Moreira. Projeto de Revitalização abrange 178 municípios na região
A Ruralminas, por meio do Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, leva desenvolvimento ao Norte de Minas. Responsável pela implantação, acompanhamento e fiscalização das obras, a Fundação concluiu neste mês as ações no município de São João da Ponte.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Ruralminas, Wender Borges, as ações visam melhorar as condições de vida e de oportunidades para quem vive no campo. “Os moradores de São João da Ponte reconhecem a importância do projeto e valorizam o trabalho realizado. A estrada foi muito elogiada pela comunidade, pois possibilita o melhor escoamento da produção, como, por exemplo, o leite que atualmente é mais valorizado devido ao melhor acesso, por parte dos compradores, aos produtores”, afirma.
As ações em São José da Ponte foram realizadas nas sub-bacias dos rios Salobro e João Moreira. Foram construídas 450 bacias de captação de água de enxurradas, 12 quilômetros de readequação de estradas com enfoque ambiental, cinco quilômetros de cercamento de matas ciliares e a proteção de cinco nascentes.
O Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco abrange 178 municípios e totaliza o cercamento de 1.123 nascentes, 1.028 quilômetros de cerca para a proteção de matas de topo e ciliares, 53.784 bacias de captação de águas pluviais e de enxurradas, 3.450 quilômetros de terraços em áreas degradadas de pastagens e cultivos, 813 quilômetros de adequação e conformação de estradas vicinais com enfoque ambiental.
Esse trabalho é realizado por meio de convênio firmado entre a Ruralminas e Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e parceria com a Emater-MG.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Governo de Minas Gerais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG