Barragem do Bico da Pedra perde mais 75 centímetros abaixo da cota inicial do volume morto
![]() |
Barragem do Bico da Pedra perde mais 75 centímetros abaixo da cota inicial do volume morto. |
(Por Ivo Júnior) As chuvas que estavam previstas para esta semana não vieram, o calor continua castigando e a barragem do Bico da Pedra continua agonizando com a redução de seu nível. As previsões mais otimistas apontavam que nesta segunda e terça feira a cidade de Janaúba seria contemplada com um pouco de chuva, o que não ocorreu.
Enquanto a cidade é castigada com temperaturas que extrapolam os 40º C, a barragem Bico da Pedra segue seu curso da decadência hídrica. Nesta terça feira o nível da barragem esta em 538,45 metros, 75 centímetros abaixo do nível inicial do volume morto que são 539,20 metros. A partir dessa metragem o racionamento de água para a irrigação é operacionalizado, o que ja esta acontecendo há alguns meses. O Distrito de Irrigação do Gorutuba faz questão de frisar que ainda faltam alguns metros para o volume morto de abastecimento humano e citam que a cota para isso é 535,00, mas, vale ressaltar que o ponto de captação de água para consumo humano e para irrigação é o mesmo, fato esse comprovado pela utilização das bombas de sucção instaladas em caráter de urgência para jogar água nas comportas de captação que já estão em funcionamento.O fato é que independente de qual seja a cota do volume morto, estamos caminhando a passos largos para isso. Com o aumento da temperatura aumenta também o consumo e a evaporação. Além disso, o curso do rio Gorutuba acima da barragem este totalmente seco, ou seja, a água esta saindo do lago em grande escala, enquanto isso o lago não está sendo alimentado pelo Rio Gorutuba que sofre com as intervenções humanas. Áreas degradadas, excesso de bombas de irrigação sem regulamentação, falta de proteção e revitalização das nascentes.
Enquanto isso a população assiste de mãos atadas enquanto os políticos se fingem de morto para dar uma solução que resolva o problema, são várias as teorias, mas, na prática apenas fotos para jornais e discursos populistas em troca de possíveis votos. A desculpa da vez é a crise econômica. Parece que para o povo de Janaúba e Nova Porteirinha só restou apenas uma opção. Pedir a Deus que mais uma vez não abandone essa terra e que mande chuva para amenizar a situação que não é uma das mais animadoras.
Comentários
Postar um comentário