Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

PROJETO DESENVOLVIDO EM JANAÚBA É DESTAQUE EM DOIS SEMINÁRIOS REALIZADOS EM MINAS

Neste mês de junho, um projeto de pesquisa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) voltado para a fertirrigação de lavouras, com utilização de efluentes sanitários oriundos de Estações de Tratamento de Esgoto, foi destaque em dois seminários realizados no Estado. Obteve o primeiro lugar entre 120 trabalhos científicos apresentados no VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura, em Montes Claros, e foi tema de debate durante a realização do Seminário Mineiro de Reuso, realizado na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
O estudo vem sendo feito desde 2012, pela Copasa em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Janaúba. “Fertirrigação da Bananeira Prata Anã com Mistura de Água Residuária de Frigorífico Bovino e Esgoto Doméstico, em Janaúba” é o título do projeto que a Copasa e a Unimontes vêm desenvolvendo nos últimos três anos.
A iniciativa conta com o apoio financeiro do Banco do Nordeste e da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Copasa. A área experimental da Copasa ocupa um hectare no entorno da Estação de Tratamento de Esgoto de Janaúba. Coordenados pelo professor da Unimontes, Silvânio Santos, os pesquisadores trabalham com efluentes do processo de tratamento composto de reatores anaeróbios, seguidos de lagoas facultativas e de maturação.
Os autores do trabalho, Pablo Fernando Santos Alves, doutorando em produção vegetal no semi-árido, e a graduanda em zootecnia, Alcione Batista Antunes, receberam certificado e premiação em dinheiro. O simpósio é coordenado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e, neste ano, entre outras instituições contou com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Norte de Minas (IFNM). 

Fonte: Jornal de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG