Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

NORTE DE MINAS: OPERAÇÃO CERRADO ATRÁS DE DESMATADORES


Fiscalização ambiental busca irregularidades em nove municípios do Norte de Minas.
Operação envolve cerca de 60 pessoas da Semad e das polícias Civil e Militar e tem o apoio de duas aeronaves.

[DA AGÊNCIA MINAS] - Uma série de sobrevoos para identificação de áreas desmatadas ilegalmente marcou os dois primeiros dias da Operação Veredas do Cerrado no Norte de Minas Gerais. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e busca punir responsáveis por supressões irregulares de vegetação no Cerrado e na Mata Atlântica.
A operação teve início na segunda-feira (29/6) e envolve cerca de 60 pessoas da Semad e das polícias Civil e Militar, com o apoio de duas aeronaves. O trabalho é realizado simultaneamente em nove municípios da região: Formoso, Arinos, Januária, Bonito, Mathias Cardoso, São João da Ponte, Chapada Gaúcha, Manga e São Francisco.
O diretor de Estratégia em Fiscalização da Semad, Flávio Augusto Aquino, explica que os sobrevoos servem para localizar áreas desmatadas que já haviam sido identificadas pelo monitoramento por satélite. “Pelo alto identificamos a localização exata das áreas e as estradas de acesso que serão utilizadas pelas equipes de terra, além de outras áreas suspeitas”, afirma.
Aquino explica que o Norte de Minas concentra grandes áreas de vegetação nativa remanescente, especialmente de Cerrado, que tem grande importância natural, social e econômica. “A região abriga inúmeras Veredas que são especialmente valiosas por serem refúgio para fauna e flora e por abrigarem nascentes que formam inúmeros cursos d´água, que abastecem a região, o Planalto Central Brasileiro e também contribuem para o rio São Francisco”, destaca.
A Operação Veredas do Cerrado terá prosseguimento nos próximos dias. Além das áreas desmatadas, serão fiscalizados caminhões de carvão, empresas empacotadoras e comércios, bem como será verificada a situação de empreendimentos embargados em operações anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG