Alunos da rede municipal de ensino plantam árvores e contribuem por uma Janaúba mais sustentável

Imagem
O futuro de Janaúba está ganhando novas cores e mais oxigênio. Em uma iniciativa que une aprendizado, consciência ambiental e amor pela natureza, alunos da rede municipal de ensino participaram de uma ação especial de plantio de árvores, dentro do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que vem transformando a educação ambiental no município. A atividade contou com a participação de dezenas de estudantes, professores e servidores das escolas municipais, que colocaram literalmente a “mão na terra” para contribuir com um planeta mais verde e uma cidade mais saudável. O ponto alto da ação foi a criação do Bosque do Amanhã, localizado ao lado do Parque Ecológico do Gorutuba, um espaço que simboliza o compromisso das novas gerações com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Educação e sustentabilidade caminhando juntas O projeto, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Janaúba e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambient...

NORTE DE MINAS TEM 55 MUNICÍPIOS INCLUÍDOS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, JANAÚBA É UM DELES

Na última revisão, feita em 2005, 102 municípios foram enquadrados em pelo menos um dos três critérios utilizados e passaram a integrar a região do semiárido. Com essa nova atualização, a área classificada oficialmente como semiárido brasileiro aumentou de 892.309 km para 969.589 km, um acréscimo de 8,66%. Minas Gerais teve o maior número de inclusões na nova lista, dos 40 municípios anteriores, foi para 85 atualmente, variação de 112,5%. A área do Estado que fazia anteriormente parte da região era de 27,2%, tendo aumentado para 51,7%. Dos 85 territórios, 55 são do Norte de Minas.
Os 1.133 municípios integrantes do semiárido brasileiro se beneficiam de bônus de adimplência de 25% dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), enquanto no restante da região Nordeste esse percentual é de 15%. Ainda quanto ao FNE, a Constituição determina que pelo menos 50% dos recursos deste Fundo sejam aplicados no financiamento de atividades produtivas em municípios do semiárido, o que certamente representa um estímulo à atração de capitais e à geração de emprego na região.
Os municípios do Norte de Minas que integram o semiárido são os seguintes: Águas Vermelhas, Berizal, Bonito de Minas, Cachoeira de Pajeú, Capitão Enéas, Catuti, Cônego Marinho, Cristália, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Espinosa, Francisco Sá, Fruta de Leite, Gameleiras, Grão-Mogol, Ibiracatu, Indaiabira, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Japonvar, Josenópolis, Juvenília, Lontra, Mamonas, Manga, Matias Cardoso, Mato Verde, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montezuma, Ninheira, Nova Porteirinha, Novorizonte, Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro, São João da Ponte, São João das Missões, São João do Paraíso, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Vargem Grande do Rio Pardo, Varzelândia e Verdelândia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Jornal de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga