Prefeita Elbe Brandão leva voz de Nova Porteirinha a Brasília e defende municípios de pequeno porte

Imagem
Nesta quarta-feira, 10 de setembro, a prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão, cumpriu mais uma importante agenda em Brasília, participando da reunião da Bancada Mineira no Congresso Nacional. A gestora representou não apenas seu município, mas também todos os municípios mineiros com até 10 mil habitantes, reafirmando seu papel de liderança e articulação em defesa das cidades de pequeno porte. Durante o encontro, Elbe Brandão levou as demandas prioritárias das comunidades que, muitas vezes, enfrentam maiores desafios para garantir infraestrutura, saúde, educação e geração de oportunidades. Sua atuação destacou a importância de que os recursos federais cheguem de forma justa e eficaz às localidades menores, possibilitando avanços concretos no desenvolvimento regional. “Estar aqui é levar a voz de Nova Porteirinha e também de tantos outros municípios que precisam ser ouvidos. Nosso compromisso é lutar para que cada cidade, independentemente do tamanho, tenha condições de crescer, gera...

Pimentel instala primeiro dos fóruns regionais no Norte de Minas

O primeiro fórum regional a ser criado é o do Território Norte
(EM) O governador Fernando Pimentel (PT) deu o pontapé inicial nesta quinta-feira no trabalho dos fóruns regionais, lançados por ele na última terça-feira. Hoje ele presidiu a instalação do primeiro grupo de trabalho em Montes Claros, na área do Território Norte. Pimentel reforçou a ideia de que as prioridades que forem definidas não ficarão apenas no papel. “Governava-se da capital para cá, para o Norte, o Nordeste, o Triângulo, a Zona da Mata. A capital tomava decisões que afetavam todas as regiões. Agora, as decisões passarão pelas regiões”, afirmou. 
Pimentel fez questão de ressaltar que o estado ainda enfrenta dificuldades orçamentárias, mas que os seis primeiros meses deste ano foram usados para tentar “por ordem na casa”. “Tenho certeza que esse modelo de desenvolvimento regional dará certo. Por mais injustiças e opressões que a gente sofra, nada tira nossa fé”. 
Participaram do evento em Montes Claros prefeitos, vereadores, dirigentes de órgãos públicos e representantes de movimentos sociais. Pimentel assinou ainda as ordens de serviço para execução de obras de combate à estiagem prolongada no Norte de Minas. Os investimentos somam R$ 58,5 milhões. Ele autorizou a instalação de 92 sistemas coletivos de abastecimento de água e a complementação das obras da barragem de Viamão, no município de Mato Verde. Orçada em R$ 48 milhões, a obra é executada em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Prevenção/Seca). 

De acordo com a proposta, a população de cada região será convidada periodicamente a participar de debates, assembleias, grupos de trabalho, entre outras alternativas, para poderem definir o que será implementado. Ainda de acordo com o governo de Minas, neste primeiro momento, o objetivo será de traçar diagnósticos e levantar a situação de cada região. Depois disso é que as prioridades de investimento começaram a ser definidas. 
Depois de passar hoje por Montes Claros, no Norte de Minas, nesta sexta-feira, a comitiva estadual vai a Araxá, no Triângulo Mineiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro