Câmara de Jaíba ignora lei federal e amplia uso de ônibus escolares para 13 anos, colocando alunos em risco

Imagem
Com informações Jaíba New s Jaíba (MG) – Em uma votação marcada por debates acalorados e forte repercussão popular, a Câmara Municipal de Jaíba aprovou, nesta segunda-feira (18), por 6 votos a 4, o Projeto de Lei nº 006/2025, de autoria do Executivo, que amplia de 10 para 13 anos a vida útil dos veículos utilizados no transporte escolar do município. A decisão, no entanto, vai de encontro às normas vigentes em nível federal. A Resolução nº 01/2021 do Ministério da Educação recomenda limite máximo de 10 anos de uso (art. 21, inciso I), enquanto a Lei Federal estabelece prazo ainda menor: apenas 7 anos para veículos destinados ao transporte de estudantes. O embate no plenário O projeto dividiu os vereadores. Votaram contra a proposta, defendendo a segurança dos alunos: • Gleisson Viana • Rafael Fola • Maicon da Obra • Ângela Karine Já os parlamentares que aprovaram a ampliação para 13 anos foram: • Piu Caminhoneiro • Elza Lopes • Ju Gorutubano • Antônio Silvestre • Tela do Açoug...

Em Jaíba suplentes de vereadores suspeitos serão convocados para sessão

(Por Luiz Ribeiro) Por determinação da Justiça, a Câmara Municipal de Jaíba, terá de desarquivar denúncia sobre o recebimento ilegal de diárias por sete vereadores da cidade. Pela decisão, proferida pelo juiz da Comarca de Manga, Eliseu Alves Leite Fonseca, dentro de 30 dias, a presidência do Legislativo municipal deverá convocar os suplentes dos vereadores suspeitos para a sessão de votação sobre o recebimento ou não da denúncia contra os parlamentares. Isso não significa que os titulares deverão ser afastados da função.
A explicação foi dada ontem pelo advogado Auricharles Nunes Marins, procurador jurídico da Câmara. “A decisão judicial refere-se à convocação dos suplentes somente para a reunião em que o plenário deverá deliberar pelo recebimento ou não da denúncia”, afirmou. Segundo ele, se o plenário decidir pelo acatamento da denúncia, será formada uma comissão processante, que terá 90 dias para investigar o caso e apresentar um relatório. Marins informou, porém, que o presidente da Câmara, Valdemir Soares da Silva (PDT), vai recorrer da decisão.
O juiz de Manga concedeu liminar em atendimento a mandado de segurança impetrado pelo prefeito da cidade, Enoch Vinicius Campos de Lima (PDT), relatando que os vereadores rejeitaram a apuração de irregularidades que teriam sido praticadas por eles em 2013. Além do presidente da Câmara, foram citados na decisão judicial os vereadores Júnior Leonir Guimarães Freitas (PSDB), Noelson Costa de Oliveira (PSL), Welton Luiz Silva (PMDB), Fernando Lucas Fernandes (PSDB), José Geraldo Soares Aguiar (PSDC) e Elias dos Santos Silva (PHS).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira