Janaúba: comunicamos o falecimento do senhor Lourival Queiroz Gonçalves

Imagem
É com pesar que comunicamos o falecimento do senhor Lourival Queiroz Gonçalves. A família comunica que o velório está acontecendo na residência situada na Rua Santa Rita, N 174, no Centro de Nova Porteirinha. O sepultamento será nesta segunda-feira, 19 de janeiro, às 8 horas da manhã, no Cemitério da Saudade em Janaúba.

Montes Claros ganha estação sismológica para monitorar tremores de terra no município

Estação sismológica foi instalada dentro do
Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros
(Por Clarisse Souza) O município de Montes Claros, conhecido por seu histórico de tremores de terra, ganhou uma estação sismológica definitiva, capaz de monitorar em tempo real as ocorrências de abalos sísmicos em todo o Norte de Minas. O equipamento foi instalado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) dentro do Parque Estadual da Lapa Grande, próximo à região do Bailo Vila Atlântida, epicentro de tremores registrados na cidade. 
A estação ocupa um terreno de 100 metros quadrados. É composta de um abrigo para instalação do sismômetro (cabo de conexão com o digitalizador) e dispõe de uma série de equipamento eletrônicos e acessórios sismográficos, como digitalizador sísmico, controlador de carga, cabos para alimentação, internet para transmissão de dados, baterias, painel solar e GPS.
Importado da Inglaterra, o equipamento foi instalado em um trabalho conjunto feito pelo Núcleo de Estudos Sismológicos (NES/Unimontes), Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) e do Departamento de Geociências (do Centro de Ciências Humanas/CCH), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP). O investimento foi de R$185 mil. 
Com a nova estação sismológica, Montes Claros passa a ter acesso a informações mais precisas sobre as ocorrências de tremores de terra na região. O monitoramento será feito online e as informações coletadas sobre a magnitude dos fenômenos serão transmitidas para o Observatório Sismológico (SIS) da UnB e para o Centro de Sismologia da USP. Feito isso, especialistas vão interpretar com muito mais agilidade os dados sobre os registros sísmicos, conforme a coordenação do projeto na Unimontes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira