Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Janaúba: Telhado de escola ameaça desabar

Escola Municipal Américo Soares
Nossa reportagem recebeu esta semana uma denuncia que o telhado da Escola Municipal Américo Soares no bairro Barbosa cidade de Janaúba, corre o sério risco de desabar a qualquer momento. Visitamos pessoalmente a escola e conversamos com moradores do bairro que tem acompanhado e visto as dificuldades que a escola vive por conta da estrutura precária, que praticamente permanece a mesma durante os últimos 20 anos. Hoje a escola atende 520 alunos em dois períodos, matutino e vespertino, mesmo tendo um espaço físico débil, a escola é referencia para a comunidade. Além de o telhado estar em péssimas condições, à fiação elétrica também não atende a demanda de energia da escola, com constantes apagões e quedas de energia, sendo necessária a troca de toda a instalação elétrica, hidráulica, madeiramento e telhado. Pais de alunos afirmam que no período chuvoso fica impossível para alunos e funcionários permaneceram na escola, já que praticamente todas as salas têm problemas com goteiras. Se não for aprovada pela vistoria do Corpo de Bombeiro, a escola pode ser fechada, comprometendo o ano escolar de varias crianças.         
A prefeitura municipal de Janaúba afirma que já houve a licitação para a obra na escola, porém a empresa vencedora ainda não executou a reforma, que tem caráter de urgência, dada as condições do local. Nesse impasse entre prefeitura e a empresa vencedora da licitação, quem fica no prejuízo são professores, funcionários, pais e principalmente os alunos, que tem tão pouco, e agora esse pouco pode lhes ser tirado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga