Ventania provoca estragos em cidade do Norte de Minas

Árvores caíram e cidade ficou sem energia elétrica até o fim da noite
Historicamente castigados pelo problema da seca, os moradores de Taiobeiras, no Norte de Minas – município de 29,8 mil habitantes, a 710 quilômetros de Belo Horizonte – foram surpreendidos por um vento forte, acompanhado de chuva e granizo, na tarde de ontem, o qual provocou um verdadeiro caos na cidade. Centenas de casas foram destelhadas, muros desmoronaram, coberturas de postos de gasolina foram arrancadas, e dezenas de árvores caíram, atingindo pelo menos 10 veículos. Onze pessoas tiveram ferimentos leves e foram atendidas no Pronto-socorro do Hospital Santo Antônio.
O vendaval – que durou 10 minutos – derrubou postes da rede elétrica e até uma torre de telefonia celular de cerca de 20 metros. A Cemig mobilizou equipes de cidades vizinhas e a energia retornou à noite.
Três equipes do Corpo de Bombeiros de Montes Claros e de Janaúba se deslocaram para Taiobeiras para auxiliar os moradores e para o trabalho de retirada das árvores que caíram. Não foi possível saber a velocidade do vento. “A informação que recebemos foi de que a torre tinha capacidade para suportar ventos com mais de 100 quilômetros”, afirmou o prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes (PSDB). Ele anunciou que vai decretar estado de emergência no município.
“Os prejuízos materiais foram muitos e ainda serão levantados. O mais importante é que, graças a Deus não tivemos perda de nenhuma vida”, disse o prefeito. Danilo Mendes afirmou ainda que será montada uma força-tarefa na sede da prefeitura onde irão trabalhar Corpo de Bombeiros e funcionários envolvidos na contagem dos danos e auxílio aos moradores. A Defesa Civil estadual será acionada.
No momento do vendaval, o prefeito visitava a obra da construção de uma escola técnica no município. “Eu estava numa barraca dos operários, que foi arrancada pelo vento. Tive que me proteger debaixo de uma mesa”, revelou Danilo. Dono de um restaurante no Centro de Taiobeiras, Ecleison Inácio de Sena contou que sete janelas do estabelecimento tiveram os vidros quebrados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos