Varzelândia de luto: mulher natural da cidade morre em acidente de trânsito em São Paulo

Imagem
A cidade de Varzelândia-MG amanheceu mais triste nesta quarta-feira (17/07), com a notícia do falecimento de Flávia Martins de Souza, de 39 anos, vítima de um trágico acidente de trânsito ocorrido no estado de São Paulo. Segundo informações preliminares, Flávia havia solicitado um transporte por aplicativo na modalidade moto — o chamado “Moto Uber”. Durante o trajeto, o veículo foi atingido por um carro em alta velocidade. As circunstâncias exatas do acidente ainda não foram oficialmente esclarecidas, e até o momento não há informações sobre o estado de saúde do motociclista envolvido. Natural de Varzelândia, Flávia era uma mulher muito querida pela comunidade. Deixou quatro filhos e uma legião de amigos e familiares que agora enfrentam a dor dessa perda repentina e devastadora. A notícia abalou profundamente os moradores da cidade, que manifestaram consternação e solidariedade nas redes sociais. Diversas mensagens de carinho, saudade e homenagem tomaram conta dos perfis de amigos, fam...

Sem chuva, Norte de Minas vende gado para outros Estados


(Por QUEILA ARIADNE) O Norte de Minas Gerais já está acostumada a conviver com a seca. Mas, há pelo menos três anos sem chuva suficiente até mesmo para crescer a pastagem e engordar o gado, os pecuaristas têm que antecipar a venda dos bois para evitar perdas. O gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas (Emater) de Montes Claros, Ricardo de Micheli, calcula que, em um ano, um milhão de cabeças saíram da região. O volume equivale a um terço do rebanho local e é uma vez e meia maior do que a média usual de vendas. “Normalmente, em um ano saem cerca de 400 mil cabeças”, estima.
O presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, explica que a saída é para evitar a desvalorização. “Vendemos para outras regiões de Minas, como o Triângulo, e também para outros Estados como Goiás, Mato Grosso e São Paulo.”
O coordenador técnico de bovinos da Emater, José Alberto Ávila, explica que essa é a alternativa. “Sem chuva, a dimensão do estrago é enorme, pois o capim não resiste e é preciso retirar o gado antes que ele morra também. É uma venda preventiva. Mesmo com um preço menor, é melhor do que perder 100%”, justifica Ávila.
Segundo o pecuarista João Gustavo de Paula, de Montes Claros, os preços só não desvalorizaram tanto porque uma isenção de ICMS concedida pelo governo mineiro garantiu a competitividade. Em março deste ano, o ICMS foi reduzido de 18% para 4% para venda de gado para outros Estados. “O problema é quando, pela falta constante de chuva, todo mundo resolve vender de uma única vez. A oferta aumenta e o preço cai. Com essa medida, o Estado conseguiu aumentar a concorrência, pois abriu o leque de compradores de fora de Minas, ao retirar o imposto e deixar o preço mais baixo”, explica João.
Ele afirma que a situação é ainda pior para quem não tem condições de fazer uma reserva de alimento para o gado. “Quando o produtor consegue se preparar, tudo bem. Mas, quando não consegue, o gado chega a morrer”, afirma o pecuarista.
Agricultura. A agricultura também não escapou dos efeitos da seca. “Em cidades como Janaúba, as perdas chegaram a 100%, mas podemos dizer a média foi de 80%”, afirma de Micheli. “A agricultura do Norte é praticamente toda irrigada, mas ainda assim foi afetada porque, com a falta de chuva, o nível dos rios como o São Francisco baixou e comprometeu a irrigação”, destaca João.

Números
1 milhão quantidade de gado que saiu do Norte de MG

400 mil volume de cabeças de gado normalmente vendida

3 milhões total do rebanho de gado no Norte de Minas

R$ 40 mi investimento do Minerva na compra do frigorífico

Preços
No bolso. Para o consumidor final, os efeitos da seca são sentidos no preço. Mesmo tendo que vender antes da hora, não houve desvalorização porque o mercado mundial está aquecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo