Prefeito Amâncio Oliva representa Varzelândia em solenidade estadual que transforma Matias Cardoso na capital simbólica de Minas Gerais

Imagem
A Prefeitura de Varzelândia, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, marcou presença em mais um importante evento regional. Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o prefeito Amâncio Oliva participou da solenidade de entrega da Medalha dos Gerais – Maria da Cruz e Matias Cardoso, realizada em Matias Cardoso, município que, nesta data, assume simbolicamente o posto de capital de Minas Gerais. A tradição, instituída por emenda à Constituição Estadual, celebra as raízes históricas do Norte de Minas e homenageia figuras marcantes na formação da identidade sertaneja. O evento é reconhecido como um dos momentos mais relevantes do calendário político e cultural da região. Lideranças estaduais e regionais marcaram presença A cerimônia reuniu importantes lideranças políticas e institucionais, reforçando o peso simbólico e histórico do evento. Entre as autoridades presentes estavam: • Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais; • Marcelo Aro, secretário de Estado; • Paulo Guedes, deput...

Independência será reaberto em Janaúba

(Por QUEILA ARIADNE) Em meio à seca e às dificuldades da pecuária, uma notícia promete ser uma redenção para a região Norte de Minas. As antigas instalações do Frigorífico Independência, que fechou em 2009, após falência, estão prestes a serem reativadas pelo grupo Minerva, um dos maiores do ramo no Brasil. As atividades do abate serão reiniciadas ainda neste ano, em Janaúba.
A expectativa era para junho, mas pendências referentes ao abastecimento de energia e a regras da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) estão atrasando a reabertura.
É que o frigorífico fica perto do aeroporto em Janaúba e, como a atividade pode atrair urubus, algumas medidas precisam ser tomadas para evitar o risco.
Em fevereiro deste ano, o grupo Minerva comprou, por R$ 40 milhões, a planta de abate e desossa de bovinos em leilão judicial que ofertou os ativos da massa falida do Frigorífico Kaiowa. Essa falência aconteceu em 1990. Em 2006, o frigorífico foi adquirido pelo Independência.
“A reabertura vai melhorar muito a situação da pecuária do Norte de Minas. Hoje, mandamos o gado para abate para Belo Horizonte ou para o Triângulo e o custo com o frete arrebenta o negócio”, afirma o presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG