PM de Janaúba prende homem por extração ilegal de cristais em área do Parque Estadual entre Serranópolis de Minas e Porteirinha

Imagem
Cristais apreendidos pelos policiais — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente Cânions do Talhado — Foto: IEF/Site A Polícia Militar de Meio Ambiente de Janaúba realizou, nesta segunda-feira (1º), uma importante ação de fiscalização que resultou na prisão de um homem de 53 anos por extração ilegal de cristais dentro do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, área de preservação ambiental que abrange os municípios de Serranópolis de Minas e Porteirinha. A operação fazia parte de um trabalho voltado ao fortalecimento da segurança no meio rural quando os policiais receberam denúncias de que uma pessoa desconhecida estaria retirando pedras da área protegida, em um ponto de difícil acesso. As informações foram repassadas por colaboradores da PM, que vêm auxiliando no combate a crimes ambientais na região. Com o apoio dos guardas do parque, os militares realizaram incursões na área indicada e localizaram o suspeito, natural de Santana do Riacho. Ele foi flagrado com aproximadamente dez quilo...

Operação contra tráfico de drogas no Norte de MG prende 34 pessoas

Tráfico se concentrava em uma rua atrás do Batalhão da PM.

Presos foram levados para a Delegacia Regional
de Januária.

Cães farejadores ajudaram nas ações desta quinta-feira.
(G1) Uma operação realizada em conjunto entre as Polícias Civil e Militar prendeu 34 pessoas na manhã desta quinta-feira (15). Todos são suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas no Norte de Minas Gerais. A investigação durou nove meses nas cidades de Januária, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz, Jaíba e Bonito de Minas.
Foram expedidos 36 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão. Entre os presos estão quatro pessoas de uma mesma família, que foram presos em São Paulo (SP), mas ainda há um envolvido foragido. A suspeita é de que eles forneciam as drogas para a região.
“Essas quatro pessoas são pai, mãe, filho e nora. Eles ficavam em um ponto base em São Paulo e forneciam a droga para a cidade de Januária, geralmente por meio de ônibus clandestinos”, afirma o delegado Alberto Tenório.
Ainda de acordo com o delegado, durante os trabalhos foi identificada a ação de seis facções na cidade. “Essas facções não tinham rivalidade. Cada uma atuava em seu ponto no mercado. A operação originou a partir do tráfico bastante intensificado na Rua Anísio José da Rocha, local bastante próximo aos órgãos de segurança pública do município;”
Segundo o tenente coronel da Polícia Militar, Geraldo Wellington Gonçalves, outra situação que motivou a investigação foi o número de apreensões de entorpecentes em Januária no último ano.
“Com as apreensões de drogas na cidade, nós sabíamos que o tráfico existia, mas não sabíamos quem eram os responsáveis. Com este acompanhamento, com o trabalho conjunto, foi possível tirar várias dessas pessoas de circulação”, explica.
A operação apreendeu ainda 20 quilos de drogas e duas armas. A ação foi apoiada por equipes de Montes Claros, cães farejadores e helicópteros da PM e da PC. O Ministério Público também apoiou as investigações.
"O trabalho das polícias e do MP objetiva a segurança pública. Então as investigações seguiram de forma muito correta e o que conseguiu delimitar muito bem as organizações criminosas e também a participação de cada um. Podemos assim denunciar todos por tráfico, associação ao tráfico ou outros crimes que possam estar envolvidos", afirma o promotor Lucas Marques Trindade.
Os detidos foram encaminhados para a Delegacia Regional de Januária juntamente com a droga e armas apreendidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro