Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Projeto estudantil coloca toda a cidade de Bocaiuva para praticar esporte

O programa Agita Bocaiuva ganhou reconhecimento como melhor projeto nacional
(Globo Esporte) O professor Carlos Otávio de Oliveira é idealizador de um projeto que mobiliza os moradores de  Bocaiuva (46 mil habitantes), Norte de Minas Gerais, a praticar atividades físicas. O que ele não esperava era a dimensão e o reconhecimento que sua ideia acabaria ganhando. Desde o dia em que recebeu uma ligação de São Paulo, ele parecia não acreditar que o programa "Agita Bocaiuva" tinha sido reconhecido como melhor projeto do Brasil.
- Inicialmente não acreditava, pois recebi um telefonema dizendo que precisaria estar em São Paulo no dia 1º de abril, ou seja, dia da mentira, e no Rio de Janeiro em 9 de abril, para receber uma premiação, pois o "Agita Bocaiuva" tinha sido eleito em Zurique, na Suíça, o melhor projeto nacional de 2013 - afirma.
Segundo Carlos, o projeto surgiu a partir de um programa federal que avalia a saúde de sete mil estudantes bocaiuvenses, diagnosticando o perfil antropométrico e o índice de massa corporal (IMC).
- O objetivo principal do programa é incentivar toda a população de Bocaiuva a praticar atividades físicas - revela.
O programa consiste em promover diversas atividades esportivas para os moradores da cidade em um só dia. A primeira edição ocorreu em 2013. A segunda edição, realizada na última sexta-feira de abril, foi a mais marcante, segundo o idealizador.
 ** Quer iniciar uma vida saudável na sua cidade também? Siga as dicas do EU ATLETA! **
- Esta premiação foi, para mim, o grande diferencial profissional e pessoal, pois alterou a minha vida por completo - comemora.
Antes do "Agita Bocaiuva", o professor já participou de outros trabalhos, como o “Caminhar com Saúde”, que totaliza 16 núcleos de caminhadas orientadas, e também o projeto de ginástica chamado “Ginástica para Todos”. Mas Carlos revela que o"Agita" se tornou o mais emocionante de todos eles. 
- A premiação motivo de muita emoção profissional e pessoal para mim e também pelos moradores do município. Sem soma de dúvidas, o "Agita Bocaiuva" foi o projeto que mais me proporcionou alegria, satisfação, elogios e até repercussão nacional - diz.
De acordo com Carlos, a alegria se tornou ainda maior quando recebeu o convite do programa Fantástico, da Rede Globo, para comentar a premiação que recebeu.
- Foi uma satisfação imensa, pois uma representante do Fantástico manifestou o interesse em gravar em Bocaiuva no dia 2 de abril. Mas como a minha viagem à São Paulo era no dia 1º de abril, não dava tempo de voltar - lamenta.
Apesar da frustração por não conseguir dar a entrevista, o professor tem muitos motivos para celebrar. Ele planeja tornar o "Agita Bocaiuva" uma programação fixa no calendário escolar e municipal da cidade.
- O meu grande legado com este projeto, além de estimular a prática de atividades físicas pelos moradores bocaiuvenses, é lutar por uma educação física escolar com mais qualidade. Para isto, já estamos transformando o projeto em lei municipal e também lutando para transformá-lo em lei estadual - ressalta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga