Frigorífico em Janaúba deve ser reaberto em 100 dias

Em reunião promovida pelo deputado estadual Luiz Henrique, o Grupo Minerva, que adquiriu a planta do frigorífico de Janaúba, no último leilão da massa falida do grupo Kaiowa, realizado em 20 de fevereiro, afirmou que vai se empenhar para que no prazo máximo de 100 dias o frigorífico esteja funcionando.
Em reunião promovida pelo deputado estadual Luiz Henrique, o Grupo Minerva, que adquiriu a planta do frigorífico de Janaúba, no último leilão da massa falida do grupo Kaiowa, realizado em 20 de fevereiro, afirmou que vai se empenhar para que no prazo máximo de 100 dias o frigorífico esteja funcionando.
“Viemos para ficar! Vamos trabalhar muito e gerar emprego para a região!”. Dessa forma, um dos proprietários do Minerva, Ibar Vilela de Queiroz, definiu o objetivo do grupo ao comprar o frigorífico. Segundo Ibar, as perspectivas são muito boas para os pecuaristas da região, com previsão de abate, aproveitamento total do gado e quem sabe até distribuição, a partir de Janaúba.
Segundo Ibar, dentro de 15 dias, o diretor Fábio Tales já deve tomar posse no frigorífico e tomar as providências necessárias para sua reabertura, desde licenças à contratações. “Com o apoio que obtivemos do Governo de Minas, do deputado estadual Luiz Henrique e do prefeito Yuji, temos certeza de que em breve a unidade estará funcionando e gerando riqueza para a região”, afirmou.
O deputado Luiz Henrique destacou a seriedade e experiência do Grupo Minerva, que está há mais de 30 anos no ramo agropecuário, e se colocou à disposição para ajudar no que for preciso. “Essa reunião é apenas a primeira, somos parceiros neste empreendimento, ciente dos  benefícios que a reabertura do Frigorífico vai trazer para Janaúba e região, com perspectiva de geração de 300 a 500 empregos ”, disse.
O prefeito Yuji Yamada também se colocou como aliado do grupo pois acredita que a reabertura do frigorífico vai trazer melhorias no campo social e econômico do município. “A prefeitura vai dar todas as condições, assessoria e incentivos necessários”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes, apresentou um diagnóstico do potencial do agronegócio de Janaúba e região, que de acordo com dados oficiais do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), possui mais de 4 milhões de animais em um raio de 350 quilômetros. “Esse potencial viabiliza a reabertura da unidade de Janaúba, o que vai proporcionar um incremento na economia, principalmente no aumento de arrecadação, por intermédio do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS). ”, afirmou.
Segundo os dirigentes do grupo a compra da unidade janaubense considerou além do potencial econômico do município, a posição geográfica, a qualidade bovina do Norte de Minas e a também a infraestrutura do frigorífico. “Somos mineiros, voltando pra Minas!”, disse Ibar.
O Minerva possui hoje 11 empresas no Brasil, 2 no Paraguai, 2 no Uruguai além de escritórios em toda a Europa. O grupo exporta para mais de 100 países, com abate diário de 11,5 mil bois, e gera 11 mil empregos diretos no Brasil e na América do Sul.
Participaram da reunião com o deputado Luiz Henrique: dois dos proprietários do Grupo Minerva Foods, Ibar Vilela de Queiroz e Edvair Vilela de Queiroz, o diretor industrial, Fabio Tales Bindemann, o diretor financeiro, José Carlos Ferreira e o gerente regional, Leandro Protzen; prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, o secretário municipal de Agronegócio de Janaúba, José Cláudio Viana Azevedo – Cacau, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes, e ainda Advaldo Coltri, funcionário mais antigo do frigorífico Minerva, o empresário mineiro Carlos Eduardo Leite e o deputado estadual José Maia, antigo parceiro do grupo Minerva.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos