Tentativa de feminicídio choca Janaúba: rapaz de 18 anos esfaqueia a própria mãe dentro de casa

Imagem
Vítima de 38 anos foi socorrida com múltiplos ferimentos; agressor foi preso em flagrante enquanto tentava fugir Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foi palco de um episódio de violência extrema neste fim de semana. Uma mulher de 38 anos foi atacada dentro da própria casa pelo filho, de apenas 18 anos, e sobreviveu após ser esfaqueada diversas vezes. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio pela Polícia Militar. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava em casa quando o filho se levantou, foi até a cozinha e retornou com uma faca tipo peixeira. Antes de desferir os golpes, teria dito: “desculpa, mãe”. Em seguida, passou a agredi-la. Ferida, a mulher conseguiu correr até a rua para pedir socorro. Uma vizinha prestou os primeiros atendimentos e acionou a polícia. Testemunhas contaram que o jovem ainda perseguia a mãe, com a arma em mãos, quando foi surpreendido pelos militares. Ele tentou fugir, mas foi contido e preso em flagrante. A faca utilizada no crime ...

IMA institui normas para a produção e exportação do limão Tahiti

A produção no Sistema Estadual de Limão Tahiti deverá atender os procedimentos estabelecidos para o controle das pragas Mosca Negra (Aleurocanthus woglumi), Cancro Cítrico (Xanthomonas citri subsp. citri), Pinta Preta (Guignardia citricarpa), Verrugose (Elsinoe spp.) e Mosca-das-Frutas (Tephritidae – não europeu). Tais pragas causam prejuízos econômicos aos produtores rurais e são fatores limitantes para exportação.
Algumas das medidas de controle e prevenção de pragas previstas nesta Portaria são a utilização de mudas em conformidade fitossanitária, provenientes de viveiros inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), bem como a utilização de material de colheita e equipamentos pertencentes estritamente à propriedade ou devidamente desinfestados quando anteriormente utilizados em outro local.
Caberá ao IMA, realizar levantamentos fitossanitários anuais das pragas dos citrus e daquelas exigidas por países importadores, visando delimitar oficialmente as áreas destinadas à exportação do limão Tahiti. Os resultados deverão ser informados à Superintendência Federal de Agricultura em Minas Gerais (SFA/MG).
A partir de agora, os produtores de frutos de limão Tahiti destinados à exportação deverão requerer seu cadastro e adesão ao Sistema junto ao IMA, através da Gerência de Defesa Sanitária Vegetal (GDV).
Os frutos procedentes de unidades produtoras cadastradas no Instituto devem ser produzidos, manipulados, classificados, embalados, armazenados e transportados de forma que sejam garantidas a idoneidade, rastreabilidade e a conformidade fitossanitária dos frutos.
De acordo com o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, Minas é o primeiro estado a implantar o Sistema. “O Sistema Estadual de Produção de Citrus latifólia Tanaka tem como objetivo atender as normas de exportação, além de legitimar e padronizar os critérios para a manutenção da qualidade dos produtos ofertados em Minas Gerais”.

Produção e exportação
Segundo um levantamento realizado pelo IMA no ano de 2012, a citricultura mineira ocupa o 4º lugar no ranking de produção de frutas cítricas no Brasil. A região Norte de Minas, por exemplo, tem sido grande exportadora para a comunidade europeia.
De acordo com dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) em 2012, a produção de limão em Minas alcançou mais de 88 mil toneladas, com destaque para os municípios de Matias Cardoso, Jaíba, Uberaba , Belo Vale e Janaúba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro