Varzelândia faz história com a tradicional Cavalgada do Garapão em Campo Redondo

Imagem
A Administração “Do Povo para o Povo”, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, escreveu um novo capítulo na história cultural de Varzelândia no último dia 23 de agosto. O distrito de Campo Redondo foi palco de uma das maiores edições da Cavalgada do Garapão, evento que reuniu um grande público em um dia repleto de tradição, música, emoção e celebração popular. Campo Redondo em evidência nacional A Cavalgada deste ano não apenas fortaleceu a identidade cultural da região, como também ganhou destaque nacional. O evento contou com a presença da InterTV e do programa Rota InterTV Rio de Janeiro, que registraram e transmitiram para todo o Brasil a grandiosidade e a força dessa tradição varzelandense. Cultura e emoção no palco Um dos momentos mais marcantes da festa foi a apresentação da Orquestra Norte-Mineira de Viola Caipira, que se apresentou pela primeira vez em Campo Redondo. O espetáculo emocionou o público ao resgatar raízes da música caipira, unindo gerações em torno da cultura e da m...

Índios Xakriabás se reúnem com Ministério Público em Montes Claros

Cerca de 500 índios da tribo Xakriabá reinvindicam reintegração de terras da fazenda São Judas Tadeu. (Foto: Divulgação / Conselho Missionário Indigenista (CIMI) - Leste II)
As principais lideranças da comunidade indígena Xakriabá estiveram reunidas com o Ministério Público Federal na tarde desta segunda-feira (16), em Montes Claros (MG). A reunião, que foi solicitada pelos índios, teve como finalidade discutir assuntos de interesse da comunidade, como saúde e questões territoriais.
Entre os pleitos da comunidade, a ocupação da fazenda em Itacarambi, no Norte de Minas, também esteve na pauta. Segundo o procurador da República Marcelo Serqueira, os índios xakriabás permanecem no local até que seja julgada a ação de reintegração de posse, feita pelos proprietários da fazenda.
Ainda segundo o procurador, essa ação foi revogada, uma vez que não atendia o estatuto do índio, que prevê a intimação prévia da Funai e da União. "Fizemos uma petição de revogação dessa liminar, que foi prontamente atendida, uma vez que a ação não respeitava o estatuto, e por isso o Ministério Público ainda não se manifestou. Agora vamos aguardar o julgamento da questão do mérito, que será feito na 2ª Vara Federal", diz.
De acordo com o advogado que representa os índios, André Alves de Souza, a reunião foi bastante positiva, uma vez que o Ministério Público assegura os interesses dos índios. "O objetivo dessa reunião foi levar ao MP algumas preocupação da comunidade indígena, que teme que os conflitos sejam acirrados depois da revogação dessa liminar", diz.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira