TJMG decide afastar o juiz Isaías Caldeira Veloso envolvido na operação “Pombo Correio”

Isaías afirmou que não é amigo íntimo do acusado, mas respeita decisão

Amália Goulart - Hoje em Dia

O Tribunal de Justiça mineiro determinou o afastamento do juiz Isaías Caldeira Veloso, da comarca de Montes Claros, do processo envolvendo o ex-vereador da cidade, Athos Mameluque. A medida foi tomada a pedido do Ministério Público, que alegou ser o magistrado amigo pessoal do acusado. A decisão foi tomada na sessão do Tribunal da última terça-feira.
Ao Hoje em Dia, Caldeira disse que irá cumprir a decisão, apesar de não ser “amigo íntimo” do ex-vereador. “Quero dizer que vejo isso com absoluta indiferença e nego que sou amigo íntimo. Só eu posso dizer se sou amigo de alguém”.
O magistrado é conhecido na cidade pelas polêmicas. Além de ser apontado como amigo do ex-vereador, que já foi preso pela Polícia Federal, ele visitou o ex-prefeito de Janaúba, Ivonei Abade, na cadeia. Em 2011, quando a Promotoria em Montes Claros conseguiu a prisão de Ivonei, Caldeira se deslocou ao seu encontro. “Qual o problema? Não sou juiz dele. Esse sim é meu amigo pessoal”, admitiu o juiz.
Abade foi preso durante a operação “Grilo”, em 2011, sob a suspeita de envolvimento em um esquema de grilagem de terras públicas.

Suspeição
No caso da suspeição, o Ministério Público alega que ele é amigo de outro alvo de investigações, o vereador Athos Mameluque, réu em dois processos em Montes Claros.
No primeiro, é acusado de fraudes em serviços de postagens da Câmara Municipal, na chamada operação “Pombo Correio”, desencadeada em 2006. Chegou a ser condenado a devolver recursos ao erário, no ano passado. Mas a ação penal ainda tramita no Judiciário. É na atuação deste processo que a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu afastar o juiz Caldeira, julgando procedente, no mérito, a exceção de suspeição.
Mameluque ainda é acusado de participar de esquema criminoso para fraudar a compra de merenda escolar pelo município, na operação “Laranja com Pequi”.
O magistrado é também tio de um dos ex-assessores jurídicos da prefeitura, Fabricius Veloso, que chegou a ter a prisão expedida na operação. No pedido de suspeição, o parentesco é lembrado.
Caldeira alega que tem “divergências processuais” com alguns membros do Ministério Público em Montes Claros, motivo pelo qual pediram sua suspeição.
A reportagem tentou falar com o ex-vereador Athos Mameluque, mas não conseguiu. A esposa dele, Andrea Mameluque, foi informada sobre o assunto e disse que o marido entraria em contato com a reportagem, o que não ocorreu até o fechamento desta edição.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. Isso e mesmo uma vergonha publica. Nao é a a primeira vez que o Juiz toma este tipo posicionamento.
    Nas politicas passada sem Janaúba tomou partido politico beneficiando o candidato a prefeito Ivonei Abade Brito, perseguindo com suas ações os candidatos opositores e isso foi visto por todos em Janaúba.
    Ninguem quis fazer a denuncia na época motivo de ter retaliações, mas agora muita gente pode confirmar isso. o fato do Juiz procurar a Policia Federal para visitar o preso Ivonei é verdade e pior ainda, vou o juiz vir a Janauba e participar de uma festa da saída da cadeia do Prefeito Ivonei, festa esta no Resort Pedra do sonho, onde comprovamos o mesmo sentado a mesa comemorando a saída da cadeia, As fotos estão em poder do Ministério Publico de montes Claros e copia na internet.
    Isso e mesmo uma aberração do juiz tentar intervir nas investigações ou mesmo uma falta de ética em visitar o preso na cadeia, envolvido em fraudes superiores a R@200 Milhões, alem das dezenas de outros processos na Justiça Federal e na Justiça de Janaúba enquadrado em vários artigos que vão desde improbidade administrativa, formação de quadrilha, crime de malversação do dinheiro publico, falsificação de documentos e outros mais.
    Quem venha o conselho Federal de justiça tomar mais estes conhecimentos sobre o magistrado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos