Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Fórum da Paz encerra agenda no Norte de Minas

A jornada de trabalhos do Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) pelo Norte de Minas terminou na sexta-feira (15) com a edição em Janaúba. Durante a semana, a iniciativa voltada à promoção da cultura de paz no ambiente escolar também passou por Pirapora, Montes Claros e Januária. Ao todo, cerca de 1.400 educadores, representantes de órgão públicos e entidades parceiras reforçaram o trabalho em rede com foco nas escolas.
“Cada uma das superintendências identificou e conclamou os parceiros institucionais que já compõem as redes locais para expor suas formas de intervenção em curso e revê-las no âmbito do Forpaz. Além de se inteirarem em um conjunto de iniciativas institucionais, os participantes estão tendo a oportunidade de incorporar várias propostas à sua pauta de trabalho nas escolas e em seus distintos campos de atuação”, explicou a secretária adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.
Entre os participantes do Fórum em Janaúba esteve a diretora da Escola Estadual Professora Ione Silveira, no município de Mato Verde, Ana Lúcia Alves. De acordo com a gestora, estabelecer uma convivência agradável passa pelo respeito. “O segredo é o respeito pelo aluno. Quando há esse respeito o retorno é certo, quando o espaço é agradável, quando os alunos recebem uma alimentação adequada, quando há projetos voltados para a socialização, diante de tudo isso eles se sentem a ‘estrela da escola’”, disse a diretora.
Outra boa prática voltada à promoção da paz no ambiente escolar está exemplificada na Escola Estadual Professora Clara Menezes, no município de Jaíba. De acordo com a diretora, Eliana Alves Camargo Melo, a escola que tinha um cenário com atos de indisciplina e vandalismo, conseguiu reverter o quadro negativo com uma ação integrada envolvendo a escola, as famílias e comunidade.
“Buscamos trabalhar de forma pacífica, com os servidores e alunos. Os pais também foram convocados ao diálogo aberto e pacífico. Aos poucos, a comunidade escolar percebeu o que a nova gestão queria e que, junto com eles, poderia fazer mudanças, sempre respeitando ao próximo”, lembrou Eliana Alves Camargo Melo.

Forpaz

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública. Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG