Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Produtores mineiros de abacaxi prevêm aumento de vendas

Minas Gerais produziu no ano passado mais de 250 milhões de unidades do fruto (Foto: Divulgação)
Os produtores mineiros de abacaxi apostam em um aumento de vendas a partir de março, principalmente da variedade Havaí. Há indicadores de redução da oferta do fruto na região Norte do Brasil, principalmente nos Estados do Pará e Tocantins, que são grandes produtores. 
De acordo com o IBGE, o volume de abacaxi produzido em Minas em 2012, cerca de 250,6 milhões de unidades, foi praticamente o mesmo registrado no ano anterior. A área plantada teve um crescimento de 9,6%, alcançando 8,5 mil hectares, com destaque para o Vale do Jequitinhonha/Mucuri, que apresentou evolução de 58,15%, atingindo 563 hectares.
Ainda segundo os dados do IBGE, os cinco municípios que mais produzem a fruta no Estado (Monte Alegre de Minas, Frutal, Canápolis, Centralina e Fronteira), todos localizados na região do Triângulo Mineiro, responderam por 83,5% da safra estadual de abacaxi em 2012. Canápolis alcançou uma produção de 51 mil toneladas.
Conforme dados da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), sediada no município de Janaúba, as lavouras de abacaxi de Canápolis produzem atualmente um volume 13% superior ao registrado há cinco anos, mantendo a mesma área plantada.
O preço médio alcançado com a venda do abacaxi é da ordem de R$ 0,60 o quilo, mas nas melhores fases do mercado a cotação pode chegar a R$ 1,00 e o lucro do produtor alcança 25% em média.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG