Norte de Minas recebe projeto Ecos dos Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais iniciou, nesta semana, o processo de sensibilização dos profissionais de saúde para a implantação do projeto Ecos dos Gerais na Região Ampliada Norte. O objetivo é implantar a ultrassonografia Point-of-care na rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas.
Realizado em parceria com Winfocus (World Interactive Network Focused on Critical Ultrasound) sociedade internacional presente em mais de 50 países, o projeto Ecos dos Gerais vai possibilitar a realização da ultrassonografia em todos as localizados da região, inclusive dentro das unidades de atendimento do SAMU, com acompanhamento e monitorização das imagens em tempo real.
Durante a sensibilização realizada nesta quinta-feira, 22/11, em Montes Claros, Luca Neri, coordenador geral da Winfocus, explicou que a tecnologia utilizada é simples e de fácil acesso, mas com possibilidade de diagnósticos mais seguros, de forma compartilhada e sustentável.
- Cerca de 95% dos atendimentos com código vermelho acabam se confirmando como amarelo, ou seja, menos graves do que parecem. Isso porque a tendência é que o diagnóstico seja mesmo avaliado como mais grave. Com a ecografia, é possível gerar laudos mais fidedignos e evitar, inclusive, que pacientes sejam deslocados entre as unidades de saúde, às vezes por grandes distâncias, desnecessariamente, explica.
De acordo com José Pazeli, coordenador do Winfocus no Brasil, o projeto visa implantar um sistema de transferência de imagens, com instalação de uma máquina na ambulância do SAMU e nas portas de entrada dos hospitais, que estarão interligadas com a Central de Regulação.
Em Montes Claros, a equipe de sensibilização também visitou o Complexo Regulador Macrorregional, onde conheceu a Central de Regulação de Urgências do SAMU e a forma como o serviço está organizado na região, que integra 86 municípios, assistindo a uma população de cerca de 1,6 milhão de pessoas.
O Projeto Ecos dos Gerais será dividido em quatro fases e atingirá a atenção primária, ambulatorial, portas de entrada de urgência, unidades de terapia intensiva e unidades de suporte avançado do SAMU-192.
Aline Ituassu, técnica da coordenação de Urgência e Emergência da SES-MG, explica que a primeira fase é a de sensibilização.
- Nesta semana visitamos Taiobeiras, Brasília de Minas e Montes Claros, onde nos reunimos com diretores médicos de hospitais e médicos que atuam na urgência e emergência para buscar apoio na efetivação do projeto. No início de dezembro visitaremos Janaúba, Manga e Pirapora.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe