Mais de 2 toneladas de maconha são apreendidas após grave acidente na BR-251, em Fruta de Leite

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Uma ocorrência que inicialmente parecia apenas um grave acidente de trânsito terminou em uma das maiores apreensões de drogas do Norte de Minas Gerais. Mais de duas toneladas de maconha foram encontradas na carreta que se envolveu em uma colisão na BR-251, em Fruta de Leite, próximo a Salinas, no último sábado (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após o encerramento da perícia e a retirada da carga, foram contabilizados 2.433 quilos de maconha. A informação foi confirmada oficialmente pelo órgão neste domingo (19). Acidente revelou o carregamento ilegal O acidente ocorreu no km 333 da BR-251 e envolveu duas carretas: uma que transportava frango congelado — e onde a droga estava escondida — e outra carregada com uvas. Segundo a PRF, o impacto frontal foi tão forte que rompeu o compartimento de carga da carreta que levava o entorpecente, espalhando caixas de frango e fardos de maconha por toda a pista. “No primeiro momento, parecia apenas um acidente grave com carga al...

Ferrous investe US$ 1,2 bi em projeto de minério em Minas

Desafio. O economista e novo diretor executivo da Ferrous,
Guilherme de Alencar Amado, quer colocar a empresa entre as maiores
Com um mercado consumidor vigoroso de minério de ferro, principalmente na China, a Ferrous Resources Brasil, com sede em Belo Horizonte, quer estar produzindo, a partir de 2017, 17 milhões de toneladas de minério de ferro, sendo 15 milhões de toneladas na mina Viga, em Congonhas, e 2 milhões de toneladas na mina Esperança, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Para ampliar a produção das atuais 3 milhões de toneladas, a mineradora inicia um plano de investimentos de 2013 a 2016 de US$ 1,2 bilhão. "Iremos ao mercado para captar os recursos. Pode ser uma combinação de recursos do BNDES , ou lançamento de bonds no mercado internacional", explica o novo diretor executivo de finanças da Ferrous, Guilherme de Alencar Amado, 47. O primeiro passo da empresa é ter uma operação de 5 milhões de toneladas de minério de ferro já em 2013. Foram R$ 60 milhões investidos para esse novo volume a partir de janeiro. Com isso, o quadro de 847 empregados da empresa passará a 1.200. As contratações já estão acontecendo, principalmente em Congonhas, para atuação na mina. 
O faturamento previsto da Ferrous neste ano, que é de US$ 250 milhões, deve também pular para US$ 400 milhões, em 2013. 
A empresa, criada em 2007, com a união de investidores americanos, australianos, ingleses que investiram mais de US$ 1 bilhão no negócio, tem cinco minas, sendo três em operação, e ainda tem projetos do mineroduto, ligando a mina Viga, em Congonhas até o Espírito Santo e a construção do porto Presidente Kennedy, também no Espírito Santo. 
Atualmente, a MRS é usada para transportar o minério de ferro da Ferrous e o porto da Vale, em Sepetiba, no Espírito Santo é utilizado para a exportação. Existe a hipótese de a Ferrous ficar usando a logística da MRS e da Vale? "Existe. Enquanto a gente não atingir uma tonelagem mínima que dê sustentação econômica para o mineroduto esse tem que ser o caminho. E esse número é acima de 25 milhões de toneladas", afirma Guilherme Amado.
O executivo garante que os projetos do mineroduto e do porto não foram cancelados ou adiados. Pelo contrário. " A gente continua investimndo em engenharia e no licenciamento. Temos a Licença Prévia do projeto do mineroduto e do porto e temos que caminhar para o licenciamento de instalação e tem que ter as licenças previas das minas Serrinha e Viga Norte", informa. 
Guilherme Amado diz que "definitivamente" a Ferrous não desistiu da criação de uma logística própria. "Estamos só está dando um ordenamento de forma que a gente antecipe a geração de caixa invés de ficarmos esperando a longo prazo para esses licenciamentos ocorrerem", justifica. 
O investimento global da Ferrous ultrapassa os US$ 5 bilhões, desse total, mais de US$ 3 bilhões são para a construção do porto e do mineroduto. "É um investimento pesado e a geração de caixa da mina Viga auxilia no processo de investimento", afirma Guilherme Amado.


MINIENTREVISTA
"Minas combina reservas e logística"

Por que a Ferrous focou Minas Gerais? Onde tem no Brasil uma combinação em reservas minerárias e uma logística pronta é Minas Gerais. Tem uma série de ferrovias que ligam até portos especializados à exportação de minério. E minério sem logística não funciona. É um negócio pesado, de baixo valor agregado por tonelada e Minas consegue combinar reservas e logística.

Qual é o seu objetivo na empresa? Transformá-la em uma empresa operacional, lucrativa produzindo 17 milhões de toneladas por ano e faturando US$ 1,7 bilhão em 2017. É um desafio absolutamente factível, não é um projeto pequeno, mas é um projeto mensurável que tem uma relação de investimento por tonelada baixa.

Quais são as dificuldades? Mão de obra qualificada e licenciamento ambiental são os dois grandes gargalos. Contratamos empresas para procurar empregados, contratamos pessoas que não estão preparadas e damos treinamento.

O que é a Ferrous no mercado? É uma empresa nova, de uma base de ativos sólida, que tem posição de caixa expressiva, não tem endividamento e reúne condições quase únicas no Quadrilátero Ferrífero.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

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