51º Batalhão da PMMG em Janaúba comemora três anos

O 51º Batalhão de Polícia Militar completará três anos de existência no próximo dia 13 de novembro. No entanto, o percurso da unidade até sua elevação a batalhão foi longo e contou com a participação de valorosos policiais militares e a mobilização da comunidade da Serra Geral de Minas. 


Com a criação do 10º BPM, em Montes Claros, nos anos 50, ficou estabelecido que o Destacamento da Polícia Militar nas cidades de Francisco Sá e Grão Mogol fariam as patrulhas na cidade de Janaúba. Os policiais deslocavam a Janaúba montados em burros ou cavalos. 
No ano de 1962, instalou-se a fração da Polícia Militar em Janaúba, inicialmente composta por 04 policiais militares. Assim, com o decorrer dos anos a organização da fração foi evoluindo de Destacamento para Pelotão, 71ª Companhia Orgânica, e no ano de 1994, a cidade se tornou a 71ª Companhia Especial de Polícia Militar, subordinada ao 10º Batalhão em Montes Claros. 
Antes de Janaúba se tornar um Batalhão da Polícia Militar, foi ainda a 12ª Companhia de Polícia Militar Independente, instalada em 18 de dezembro de 2002, na ocasião, comandada pelo Major Geraldo Brasileiro de Salles Filho. 
O 51º BPM foi criado em 13 de novembro de 2009, extinguindo a 12ª Cia PM Independente comandado pelo Major Klevson Pires Martins. A unidade é responsável pelo policiamento ostensivo na região do extremo Norte de Minas, localizada na bacia do rio São Francisco, tendo vários rios como seus afluentes, como o rio Gorutuba, rio Verde Grande e rio Mosquito. A área de responsabilidade da Unidade Policial Militar possui 18.625 Km², estando dividida em 14 municípios, sendo: Janaúba (sede), Verdelândia, Jaíba (238ª Companhia), Nova Porteirinha, Porteirinha (236ª Companhia), Riacho dos Machados, Mato Verde (Pelotão), Serranópolis de Minas, Pai Pedro, Catuti, Espinosa (237ª Companhia), Monte Azul (Pelotão), Mamonas e Gameleiras. Além dos municípios, possui 19 distritos e 295 povoados, perfazendo uma população de aproximadamente 265.812 habitantes. 
Janaúba é uma cidade pólo do extremo Norte de Minas, sendo o município que mais cresce nesta região. Está localizado às margens do Rio Gorutuba e possui grande potencial turístico, fruticultura e agropecuária. Em razão destes aspectos foi escolhida para ser a sede do batalhão. Desde a criação do batalhão na Região da Serra Geral de Minas, a comunidade local obteve ganhos significativos na promoção da paz social. Houve aumento no número dos policiais militares que trabalham na região e viaturas, em consequência, ocorreu significativa redução da criminalidade em todas as cidades sob responsabilidade do batalhão. 
Especificamente em Janaúba houve a setorização do policiamento, o que aproximou a Polícia Militar da comunidade, criação de diversas modalidades de policiamento como a patrulha rural, patrulha escolar, baike patrulha, patrulha de trânsito, mototaticas e outros. 
Neste ano de 2012 o Batalhão recebeu um contingente de novos sargentos o que representou ganhos no desempenho da atividade operacional. Com um esforço conjunto do comando com a sociedade civil organizada, o batalhão está recebendo melhorias na infraestrutura do prédio como: garagem coberta, salas amplas com ar condicionado, depósito de materiais, banheiros masculino e feminino com vestiários, visando assim comodidades para o público interno, e conseqüentemente melhor qualidade na prestação dos serviços de segurança pública para a população da serra geral norte mineira. 
Ao completar três anos de criação o 51° Batalhão de Polícia Militar ainda possui muitos desafios a serem superados, mas ao observar seu percurso histórico, nota-se uma evolução considerável principalmente nos últimos dois anos. 
A população da Serra Geral de Minas pode ter a certeza de que cada profissional de segurança pública integrante do 51º BPM busca desenvolver seu trabalho com excelência e compromisso na busca da tão sonhada paz social. Parabéns 51º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais “Guardião da Serra Geral Norte Mineira”. 



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 51° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos