Reitor escolhe em Janaúba local para abrigar o campus da Universidade Federal


JANAÚBA (Fernando Lucas) -- O reitor da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Pedro Angelo Almeida Abreu esteve em Janaúba nesta segunda-feira, dia 5, para escolher o local adequado às instalações do campus aqui a ser instalado.
De acordo com o prefeito José Benedito Nunes Neto, o objetivo desta visita foi uma avaliação de possíveis terrenos onde será instalado o Campus da UFVJM, em Janaúba. O prefeito conta que existem várias opções, sendo uma delas um terreno na saída para Montes Claros, que pertencia ao finado pecuarista Waldir Nunes da Silva e que fora adquirido pelo empresário Wilson Cunha. Segundo José Benedito, Cunha estaria disposto a trocar aquela área por uma outra nas imediações do aeroporto.
Também o empresário, Zezinho do Superbom, ofereceu um terreno nas imediações da comunidade de Caraíbas para este fim. Neste caso, sem ônus algum para a municipalidade. "Mas existem outras opções, só que nestes casos os proprietários se oferecem para vender. Vamos avaliar o que será melhor para o município e para a Universidade", atesta o prefeito, satisfeito com o andamento das negociações em torno do início das atividades desta universidade na cidade.
Sobre polêmica criada em torno da possibilidade do Conselho Universitário da UFVJM não aprovar a vinda do campus para Janaúba, o JORNAL DA SERRA GERAL ouviu "não acredito nisso", do próprio reitor Pedro Angelo, ontem à tarde.
Também presente ao evento, o deputado federal, Leonardo Monteiro, um dos aliados do prefeito José Benedito na luta por esta implantação, a garantia de que isso não vai acontecer.
"O Governo Federal, através da presidente Dilma Rousseff, anunciou, no dia 15 de agosto passado, uma nova expansão do Ensino Superior público, noticiando a criação de mais quatro Universidades Federais e de várias dezenas de campi universitários vinculados a Instituições do Sistema de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Dentre esses novos campi, foi noticiada a criação de campus nas cidades de Janaúba e Unaí, em Minas Gerais, que seriam vinculados à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Porém, mesmo que ocorra da UFVJM não aprovar esta determinação presidencial, o que não acredito que vá acontecer, outras instituições poderiam suprir esta demanda. Janaúba terá sim sua Universidade Federal", nos disse o deputado federal Leonardo Monteiro. A posição oficial da UFJMV sobre o caso se dará em outubro próximo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe