PM de Janaúba prende homem por extração ilegal de cristais em área do Parque Estadual entre Serranópolis de Minas e Porteirinha

Imagem
Cristais apreendidos pelos policiais — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente Cânions do Talhado — Foto: IEF/Site A Polícia Militar de Meio Ambiente de Janaúba realizou, nesta segunda-feira (1º), uma importante ação de fiscalização que resultou na prisão de um homem de 53 anos por extração ilegal de cristais dentro do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, área de preservação ambiental que abrange os municípios de Serranópolis de Minas e Porteirinha. A operação fazia parte de um trabalho voltado ao fortalecimento da segurança no meio rural quando os policiais receberam denúncias de que uma pessoa desconhecida estaria retirando pedras da área protegida, em um ponto de difícil acesso. As informações foram repassadas por colaboradores da PM, que vêm auxiliando no combate a crimes ambientais na região. Com o apoio dos guardas do parque, os militares realizaram incursões na área indicada e localizaram o suspeito, natural de Santana do Riacho. Ele foi flagrado com aproximadamente dez quilo...

TRE determina correição eleitoral em Nova Porteirinha

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas determinou a correição eleitoral no município de Nova Porteirinha. A decisão publicada no último dia 4 é assinada pelo vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral Brandão Teixeira. A solicitação foi feita pelo vereador militante de Nova Porteirinha, Elton Barbosa de Freitas.
O pedido de correição/revisão do eleitorado pertence à 147ª Zona eleitoral, de Janaúba e argumenta a pequena diferença entre o  número de eleitores e a população local.
Em data anterior, outro requerimento havia sido apresentado à corregedoria por Venilton Santos, mas foi indeferido em razão da ausência de legitimidade do requerente.
O atual pedido solicita ainda, o cancelamento das inscrições fraudulentas antes do pleito de 2012, que os demandos sejam notificados por meio de edital após a identificação dos mesmos via revisão do eleitorado; a realização de diligências por oficiais de justiça compromissados com a justiça eleitoral ou nomeados ad hoc os agentes de saúde e ou funcionários do PSF, conhecedores da população local.
Solicitou ainda ação para cancelar todas as transferências de eleitores que não tiveram residência atestada por Oficiais de Justiça deste Juízo.
Segundo o desembargador, somente o Tribunal Superior Eleitoral poderá determinar de ofício, a realização de revisão das zonas eleitoras. Garantiu ainda que o TRE poderá realizar a correição na hipótese de haver denúncia fundamentada no alistamento de uma Zona do Município e, provada a fraude em proporção comprometedora, ordenará a revisão do eleitorado.
De acordo com a documentação apresentada pelo vereador, o município de Nova Porteirinha possui uma população estimada de 7.398 habitantes e um eleitorado em torno de 6.029, correspondendo a 81,49% da população local.
Segundo o desembargador, o processo de correição do eleitorado está adstrito a normas regulamentadoras que serão explicadas através do provimento a ser expedido, oportunamente. Salientou também que compete ao Juiz Eleitoral conduzir a execução das tarefas e avaliar quais servidores deverão atuar no procedimento sejam eles vinculados à Justiça Eleitoral ou a outro órgão qualquer.
Sobre as possíveis irregularidades que restarem apuradas, caberá ao Juiz Eleitoral avaliar cada caso e determinar as medidas que deverão ser adotadas conforme a legislação pertinente.
Para Brandão é permitido aos Partidos Políticos acompanhar os trabalhos, sempre na presença dos servidores eleitorais, sem contudo perturbar ou interferir nos serviços.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro