Em Taiobeiras, dois foragidos da Justiça são capturados durante operação da PM

Imagem
Dois homens foragidos da Justiça, de 24 e 27 anos, foram presos nessa quinta-feira (17) durante a operação Agrogerais Segura, realizada pela Polícia Militar em Taiobeiras, no Norte de Minas Gerai s . A ação teve como foco o reforço do policiamento e a prevenção de crimes na zona rural do município. Com o apoio do Setor de Inteligência, a PM intensificou as buscas após receber informações sobre o paradeiro dos suspeitos. Um deles, de 27 anos, foi localizado em uma área de difícil acesso na zona rural. Segundo a polícia, ele não apresentou resistência e foi encaminhado à delegacia. O homem possui passagens por furto, receptação e roubo. O segundo foragido, de 24 anos, foi encontrado já no perímetro urbano da cidade. Ele tinha um mandado de recaptura em aberto, expedido no mesmo dia pela Vara Única da Comarca de Taiobeiras, por envolvimento em um caso de violência doméstica. A Polícia Militar segue realizando ações preventivas para garantir mais segurança à população rural e urbana da reg...

Suapi assume Cadeia de São Francisco

SÃO FRANCISCO - A secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), assumiu, na manhã desta terça-feira (9), a Cadeia Pública do município de São Francisco, no Norte de Minas. Com a mudança, policiais civis e militares foram liberados para exercer suas funções constitucionais de investigação e policiamento preventivo e repressivo. A Suapi, por sua vez, transforma a unidade em presídio, providenciando alterações estruturais que vão desde o uso de uniforme obrigatório para os detentos até as regras de visitação.
A partir de agora, as visitas só serão permitidas após o cadastramento dos familiares na portaria, mediante apresentação de documentos que incluem atestado de antecedentes criminais, comprovante de residência e cópias de RG e CPF. O regulamento estabelece também a suspensão das visitas nos primeiros 30 dias após a assunção, exatamente para que sejam feitas as adequações necessárias.
Somente neste ano, 13 cadeias públicas administradas pela Polícia Civil foram transformadas em presídios. O processo de mudança administrativa e operacional foi coordenado pelo diretor-geral de segurança da Suapi, André Luís Teixeira Mourão, com o auxílio de 20 agentes do Centro de Operações Especiais (Cope) e dez agentes do Presídio de Januária. Segundo Mourão, a assunção foi realizada seguindo o procedimento padrão.
- A operação foi tranquila, com a realização da limpeza das celas e da higienização dos presos - afirma.

ROTINA

Durante o processo, os 77 detentos foram conduzidos para o pátio, onde tiveram os cabelos cortados e receberam kits da Suapi contendo uniformes, cobertores, toalhas, escovas de dente e produtos de higiene pessoal. Com a transição, haverá uma mudança da rotina de atividades do presídio, que passa a ser estabelecida com base no Procedimento Operacional Padrão - manual que disciplina os direitos e deveres dos detentos, funcionários e visitantes, adotado em todas as unidades prisionais do Sistema de Defesa Social.
No presídio, os detentos terão atendimento jurídico, social, odontológico, médico, psicológico e quatro refeições diárias, com cardápio supervisionado por uma nutricionista. A segurança da unidade prisional passa a ser feita por agentes penitenciários masculinos e femininos, especialmente treinados para a tarefa de guarda e escolta dos presos acolhidos na unidade.
O novo presídio ganhou ainda outros profissionais, como auxiliares administrativos, auxiliares de enfermagem, enfermeiro, médico, psicólogo, assistente social, assistente técnico jurídico e funcionários de serviços gerais. A direção-geral da unidade fica a cargo do agente de segurança penitenciária, Eduardo dos Santos Silva.

EXPANSÃO

O sistema prisional no Estado de Minas Gerais passou de 5.381 vagas, em 2003, para 26 mil vagas, em 2011. Com a assunção da cadeia de São Francisco, sobe para 129 o número de unidades sob administração da Suapi, entre presídios, penitenciárias, hospitais, centro de apoio médico e pericial, casas para albergados e um centro de referência à gestante privada de liberdade. Até o final de 2011, outras 20 cadeias públicas passarão para o comando da subsecretaria de Administração Prisional.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo