Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Morre Itamar Franco

Itamar Franco, presidente do Brasil de 1992 a 1994, morreu no sábado, dia de 2 julho. Nasceu em 28 de junho de 1930, em um navio, na costa de Salvador, na Bahia. Mas a sua vida foi feita em Minas Gerais, a partir de Juiz de Fora, onde foi prefeito por duas vezes. Foi senador por três mandatos e governador de Minas Gerais.
Vice-presidente de Fernando Collor de Mello, assumiu com o impedimento do presidente e fez um governo conciliador e inovador.
Com o ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso ele foi o presidente que estabilizou a moeda brasileira, depois de anos de uma inflação inaceitável, exploradora e injusta.
Na luta política por espaço no país, polarizada depois da sua sucessão por Fernando Henrique Cardoso e Lula, pelo PSDB e o PT, ficou de lado e reclamava muito de não ter recebido o reconhecimento merecido.
Sem dúvida fez mais, em dois anos, do que muitos outros presidentes com mais tempo de mandato. Sua grande virtude foi trabalhar em equipe e ser discreto, deixando as coisas acontecerem sem traumas e sem personalismo, justamente o que é raro na política e o que deve ter feito falta nos anos seguintes à sua saída da Presidência da República.
Itamar morreu justamente na época histórica em que a presidente Dilma Rousseff, do PT, reconheceu publicamente a importância da estabilização da moeda brasileira, atribuída, no entanto, a Fernando Henrique Cardoso.
Itamar foi amado em Minas Gerais e as homenagens que está recebendo no seu estado do coração comprovam este sentimento.




 Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG