O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
O esoterismo na maçonaria
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Quando se fala de maçonaria, a primeira coisa que vem à mente é a ideia de uma sociedade secreta, espadas cortando o ar, magias, rituais e símbolos. Tudo isso e mais um pouco está no livro "As Origens Ocultas da Maçonaria", de Mark Stavish, que acaba de ser lançado pela editora Pensamento.
O autor é um maçom ativo na Pensilvânia, membro de 32º grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, dos Cavaleiros Templários e da Ordem da Estrela Oriental. Além disso, ele é teólogo e foi membro oficial de várias organizações iniciáticas tradicionais, inspiradas no rosacrucianismo, martinismo e na maçonaria regular.
A maçonaria, segundo ele, "é uma organização espiritual que encoraja a pesquisa e a expressão individual da espiritualidade sem prender seus membros a nenhum credo, doutrina, crença ou prática específica". "Cada maçom deve adotar um código moral para aprimorar seu caráter e, em seguida, a comunidade -, uma pessoa por vez - sem tentar promover esse aprimoramento por intermédio de movimentos de massa ou legislações", diz Stavish.
A maçonaria gera dúvidas. Alguns acreditam que existe um tesouro enterrado sob o Monte do Templo de Jerusalém, na Rosslyn Chapel, na Escócia, ou no famoso Money Pit de Oak Osland, na Nova Escócia. Para outros, o segredo é esotérico, talvez uma iniciação obtida pelos templários no Oriente Médio.
"Apertos de mão esquisitos, senhas e outras relíquias são do tempo em que não se emitiam documentos de filiação e pertencer à maçonaria era ato considerado fora da lei por príncipes temerosos de possíveis desafios democráticos a seu poder. Sem falar que a Igreja Católica Romana considerava a fraternidade uma heresia", analisa o escritor.
Ele faz questão de ressaltar que não existe "o" livro sobre a maçonaria, porque esta é um sistema de ensinamento moral velado por simbolismos. "Assim, cada maçom está livre para interpretar sua experiência ritualística da maneira que achar melhor e ninguém poderá acusá-lo de erro. Isso coloca a maçonaria em uma situação peculiar, mas também reflete com clareza a visão da época em que tal acontece. Se a maçonaria não possui nenhum credo a não ser a fé em um ser supremo, então, seguramente, ela não é uma religião e, como tal, não compete com as instituições religiosas tradicionais", escreve.
Os símbolos, segundo o autor, têm origem em práticas religiosas e místicas, sobretudo as da tradição judaica e cristã, e incluem elementos que, embora não identificados, não são bíblicos. "A noção básica de criar é a pedra fundamental da maçonaria e já se disse ao longo das gerações que a origem da fraternidade deve ser buscada nas associações de pedreiros medievais. A tradição oral estabeleceu que os maçons ou seus predecessores estariam de posse de algum segredo de Jerusalém ou outro lugar e inseriram-no na iconografia das grandes catedrais góticas", comenta o maçom.
Stavish relata que construir é o alicerce da maçonaria. "Construir uma pessoa melhor, uma comunidade melhor, uma sociedade melhor e um mundo melhor, exatamente nessa ordem".
Livro "A Origem Oculta da Maçonaria", de Mark Stavish. Editora Pensamento, 247 páginas, R$ 39,90.
Vítima, identificada como Jardel Ferraz, de 35 anos, foi surpreendida por dupla em motocicleta ao chegar do mercado com o filho menor. Casco do projétil foi encontrado no local. Um crime de tentativa de homicídio chocou a população do bairro Santo Antônio, em Janaúba, na noite de sábado (11). Jardel Ferraz, de 35 anos, foi baleado na cabeça quando chegava em casa após ir a um estabelecimento comercial, na companhia do filho, que é menor de idade. O estado de saúde da vítima é considerado grave. O fato ocorreu por volta das 21h30m, na Avenida Vereador José Prates. De acordo com o relatório preliminar do 51º Batalhão da Polícia Militar, Jardel e o filho haviam saído de carro para fazer compras. No retorno para casa, foram seguidos ou surpreendidos por uma dupla em uma motocicleta, que aguardava o momento de abordá-los. O ataque A sequência de eventos foi detalhada pela polícia. No momento exato em que pai e filho desembarcavam do veículo para levar as compras para dentro de casa, os dois...
Ricardo da Silva Paz, prefeito de Riacho dos Machados e presidente do Consórcio União da Serra Geral no biênio 2025/2026. Um verdadeiro tsunami político sacode o Norte de Minas! A Polícia Civil concluiu, nesta sexta-feira (03/10), em Janaúba, um inquérito explosivo que desvendou um sofisticado esquema de fraude em licitação dentro do Consórcio União da Serra Geral, atualmente presidido pelo prefeito de Riacho dos Machados, Ricardo da Silva Paz (PL), o Ricardo de Minga. O escândalo coloca em xeque a lisura de um consórcio que reúne diversos municípios e movimenta milhões de reais em contratos públicos. Segundo as investigações, empresas de fachada foram criadas unicamente para simular concorrência em processos oficiais, permitindo contratações direcionadas e um rombo nos cofres públicos. Como funcionava o esquema De acordo com o inquérito conduzido pela 17ª Delegacia de Polícia de Janaúba, o esquema era engenhoso: • Empresas apenas no papel, registradas em nome de laranjas, familiares ...
Na tarde desta segunda-feira, 11 de novembro, uma jovem identificada por Rosely Oliveira, segundo informações, teria atentado contra a própria vida, atingindo com disparos de arma de fogo próximo da cabeça, na rua do Instituto Federal em Porteirinha, Norte de Minas Gerais. Ainda segundo informações oficiosas, a jovem estaria grávida. A vítima veio à óbito no local. Conforme testemunha, a moça trabalhava na Prefeitura com Pablo, genro do prefeito Juracy Freire, que também cometeu o mesmo ato recentemente, e foi à óbito. A Polícia Militar e Perícia estão apurando os fatos e realizando os trabalhos de praxe desta tragédia no município. Sendo que em seguida o corpo virá para Janaúba. Informações Site Boneka Jaíba
Comentários
Postar um comentário