É com pe s ar que comunicamos o falecimento do senhor Vercy de Souza Silva. A família comunica que o velório e stá acontecendo no Memorial da Funerária Bom Pa stor. O sepultamento será ne ste sábado, 19 de julho, à s 16 hora s, no Cemitério Campo da Paz, no bairro S ão Luca s em Janaúba.
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
O esoterismo na maçonaria
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Quando se fala de maçonaria, a primeira coisa que vem à mente é a ideia de uma sociedade secreta, espadas cortando o ar, magias, rituais e símbolos. Tudo isso e mais um pouco está no livro "As Origens Ocultas da Maçonaria", de Mark Stavish, que acaba de ser lançado pela editora Pensamento.
O autor é um maçom ativo na Pensilvânia, membro de 32º grau do Rito Escocês Antigo e Aceito, dos Cavaleiros Templários e da Ordem da Estrela Oriental. Além disso, ele é teólogo e foi membro oficial de várias organizações iniciáticas tradicionais, inspiradas no rosacrucianismo, martinismo e na maçonaria regular.
A maçonaria, segundo ele, "é uma organização espiritual que encoraja a pesquisa e a expressão individual da espiritualidade sem prender seus membros a nenhum credo, doutrina, crença ou prática específica". "Cada maçom deve adotar um código moral para aprimorar seu caráter e, em seguida, a comunidade -, uma pessoa por vez - sem tentar promover esse aprimoramento por intermédio de movimentos de massa ou legislações", diz Stavish.
A maçonaria gera dúvidas. Alguns acreditam que existe um tesouro enterrado sob o Monte do Templo de Jerusalém, na Rosslyn Chapel, na Escócia, ou no famoso Money Pit de Oak Osland, na Nova Escócia. Para outros, o segredo é esotérico, talvez uma iniciação obtida pelos templários no Oriente Médio.
"Apertos de mão esquisitos, senhas e outras relíquias são do tempo em que não se emitiam documentos de filiação e pertencer à maçonaria era ato considerado fora da lei por príncipes temerosos de possíveis desafios democráticos a seu poder. Sem falar que a Igreja Católica Romana considerava a fraternidade uma heresia", analisa o escritor.
Ele faz questão de ressaltar que não existe "o" livro sobre a maçonaria, porque esta é um sistema de ensinamento moral velado por simbolismos. "Assim, cada maçom está livre para interpretar sua experiência ritualística da maneira que achar melhor e ninguém poderá acusá-lo de erro. Isso coloca a maçonaria em uma situação peculiar, mas também reflete com clareza a visão da época em que tal acontece. Se a maçonaria não possui nenhum credo a não ser a fé em um ser supremo, então, seguramente, ela não é uma religião e, como tal, não compete com as instituições religiosas tradicionais", escreve.
Os símbolos, segundo o autor, têm origem em práticas religiosas e místicas, sobretudo as da tradição judaica e cristã, e incluem elementos que, embora não identificados, não são bíblicos. "A noção básica de criar é a pedra fundamental da maçonaria e já se disse ao longo das gerações que a origem da fraternidade deve ser buscada nas associações de pedreiros medievais. A tradição oral estabeleceu que os maçons ou seus predecessores estariam de posse de algum segredo de Jerusalém ou outro lugar e inseriram-no na iconografia das grandes catedrais góticas", comenta o maçom.
Stavish relata que construir é o alicerce da maçonaria. "Construir uma pessoa melhor, uma comunidade melhor, uma sociedade melhor e um mundo melhor, exatamente nessa ordem".
Livro "A Origem Oculta da Maçonaria", de Mark Stavish. Editora Pensamento, 247 páginas, R$ 39,90.
Na tarde desta segunda-feira, 11 de novembro, uma jovem identificada por Rosely Oliveira, segundo informações, teria atentado contra a própria vida, atingindo com disparos de arma de fogo próximo da cabeça, na rua do Instituto Federal em Porteirinha, Norte de Minas Gerais. Ainda segundo informações oficiosas, a jovem estaria grávida. A vítima veio à óbito no local. Conforme testemunha, a moça trabalhava na Prefeitura com Pablo, genro do prefeito Juracy Freire, que também cometeu o mesmo ato recentemente, e foi à óbito. A Polícia Militar e Perícia estão apurando os fatos e realizando os trabalhos de praxe desta tragédia no município. Sendo que em seguida o corpo virá para Janaúba. Informações Site Boneka Jaíba
(Por Sandoval Souza) O locutor Ataildo Costa que já trabalhou na rádio Educadora AM Porteirinha e hoje trabalha na rádio Independente FM Porteirinha, foi alvejado na noite deste sábado, 14 de setembro, em uma reunião política na comunidade Tanque, zona rural de Porteirinha. Segundo informações do diretor da rádio Independente FM, Rey Venturiny, o mesmo confirmou que acontecia uma reunião política, e ao terminar o movimento, o locutor Ataildo que estava realizando os trabalhos de locução da reunião, desceu do palco, se dirigiu ao seu carro, juntamente com o seu filho, uma criança, para ir para sua residência, e ao abrir a porta do seu carro, momento em que foi alvejado pelas costas, sendo socorrido por populares que estavam no local e levado para o Hospital Municipal de Porteirinha. Rey Venturiny ainda afirmou que após Ataildo ser atendido no hospital de Porteirinha, foi constatado que o locutor teria perdido os movimentos da pernas, sendo necessário a im...
O motorista de ônibus de viagem Hamilton Rodrigues Campos, de 38 anos, morreu após bater o veículo na traseira de um caminhão em Esmeraldas, na Grande BH, na madrugada desta quarta-feira (14). Com a força do acidente, a frente do coletivo ficou destruída e o para-brisa ficou agarrado na traseira do caminhão, que transportava blocos de concreto. A batida aconteceu no sentido Belo Horizonte e, às 7h35, somente uma faixa no sentido capital mineira estava liberada. De acordo com as primeiras informações, o ônibus saiu de Salvador (BA) com sentido a São Paulo (SP). Até a publicação desta reportagem, não se sabia sobre feridos.
Comentários
Postar um comentário