Servidor da Prefeitura de Jaíba e comparsa presos com carro oficial do município seguem detidos preventivamente

Imagem
A Justiça de Minas Gerais confirmou nesta terça-feira (22) a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva dos dois homens detidos pela Polícia Militar de Janaúba na última segunda-feira (20), após serem encontrados transportando drogas em um veículo oficial da Prefeitura de Jaíba. Os suspeitos foram identificados como Gabrihel Fellipe Barbosa Silva, servidor público municipal, e João Vitor Souza Figueiredo. Ambos permanecerão presos preventivamente, conforme decisão do juiz Ériton José Sant’Ana Magalhães, da Comarca de Janaúba. De acordo com a decisão judicial, durante a abordagem na rodovia MG-401, os dois tentaram fugir e chegaram a lançar sacolas com drogas às margens da via. Foram apreendidos 1,1 kg de maconha, 301 gramas de crack e 202 gramas de cocaína em pó. O magistrado destacou que o uso de um carro adesivado com a logomarca da Prefeitura de Jaíba demonstra uma tentativa de disfarçar a atividade criminosa com aparência institucional, além de revelar uma estrutura orga...

Mineradoras querem o Norte de Minas


O Norte de Minas depende de investimentos em infra-estrutura para que uma série de projetos privados planejados para a região possa sair do papel. Pelo menos duas grandes mineradoras - MMX e Mineração Usiminas (Musa) - admitem que não dão prosseguimento às pesquisas geológicas na área por não terem condições logísticas de escoarem uma eventual produção.

"Fazemos pesquisas em várias regiões do Brasil, inclusive no Norte de Minas, mas esse não é o nosso foco porque está longe do porto e não há condições de transportar o minério", disse o diretor-executivo da Mineração Usiminas, Wilfred Brujin.

Essa também foi a justificativa dada pelo presidente da MMX, Roger Downey. "Estamos concentrando nossas atividades no Estado em Serra Azul e em Bom Sucesso, porque a questão logística inviabiliza investimentos em outras regiões de Minas Gerais", afirmou. Segundo a empresa, a previsão de investimentos de R$ 3,5 bilhões no Estado nos próximos cinco anos não inclui aportes no Norte de Minas.

Atração. O subsecretário estadual de Desenvolvimento Mínero-Metalúrgico e Política Energética, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, disse que o governo de Minas ainda aguarda retorno do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o financiamento dos estudos de viabilidade para a construção de uma ferrovia de cerca de 200 quilômetros na região. O custo da obra seria de R$ 1 bilhão.

Uma série de pesquisas geológicas realizadas no Norte apontam uma superjazida de minério de ferro, com reservas estimadas em 12 bilhões de toneladas.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga