Serranópolis de Minas avança no turismo e fortalece sua identidade com lançamento do Catálogo Turístico do município

Imagem
Serranópolis de Minas dá mais um passo importante rumo ao desenvolvimento sustentável e à valorização de suas potencialidades. A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, anuncia o lançamento do Catálogo de Turismo de Serranópolis de Minas, uma iniciativa estratégica que marca uma nova fase para o turismo local. O material, elaborado com cuidado técnico e olhar sensível para as riquezas do município, está disponível em versão digital e também em versão impressa, que será distribuída em pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso de visitantes e moradores às informações. O catálogo reúne de forma organizada os principais atrativos naturais, culturais, históricos e gastronômicos de Serranópolis, funcionando como uma verdadeira vitrine do município. A iniciativa tem como objetivo valorizar a identidade local, estimular o turismo regional e fortalecer a economia, gerando oportunidades para comerciantes, empreend...

Matias Cardoso é a cidade mais antiga do Estado


A igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Matias Cardoso, é a mais antiga do Estado
O município de Matias Cardoso é considerado o marco inicial da colonização de Minas Gerais. Os chamados currais do São Francisco começaram a ser ocupados por volta de 1660, antes mesmo da descoberta de ouro em Mariana, que se deu em 1696, segundo o antropólogo da Unimontes João Batista de Almeida Costa. Em pouco tempo o Vale do São Francisco, região então conhecida como campos gerais, passou a abastecer o Recôncavo Baiano com carne, peixe seco e farinha de mandioca.

Acredita-se que o arraial de Morrinhos, atual cidade de Matias Cardoso, tenha sido fundado pelo bandeirante de mesmo nome por volta de 1663. A igreja de Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga do Estado, foi inaugurada em 8 de dezembro de 1695, e levou 30 anos para ser concluída. A construção tem paredes com um metro de espessura e furos que sugerem que ela era utilizada também como uma fortificação para proteger as barrancas do São Francisco. De acordo com o secretário-geral do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Jorge Lasmar, a igreja está em precário estado de conservação.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira