Mineira é a mais velha do mundo

Belo Horizonte. O livro "Guinness World Records" reconheceu, ontem, a mineira Maria Gomes Valentim como a pessoa viva mais velha do mundo. Nascida em Carangola, em 1896, Maria tem 114 anos e 313 dias, o que lhe garantiu o título internacional.
Vó Quita, como é mais conhecida, é 48 dias mais velha que o detentor do título até então, Besse Cooper, de Monroe, Geórgia, nos Estados Unidos, que agora será apontado o norte-americano mais velho.
Vó Quita morou toda a sua vida em Minas Gerais. Ela atribuiu sua longevidade a uma dieta saudável. A viúva come pão com café todos os dias de manhã, frutas e às vezes leite com linhaça.
Independência. Dizendo que tem "mãos fortes", ainda é capaz de comer sozinha e toma de vez em quando um copo de vinho. Vó Quita tem entre seus pratos preferidos a feijoada e o empadão de frango apimentado.
Após uma fratura no fêmur há cinco anos, ela anda de cadeira de rodas. O problema impede a devota de nossa senhora Aparecida frequente a igreja. Mas, fora isso, a saúde dela é boa. "Ela é completamente lúcida e tem consciência de tudo que acontece", conta a bisneta Taís Nolasco.
Com o bom humor na ponta da língua, Vó Quita também não abre mão de cuidar diariamente da aparência. "É incrível, ela não fica sem o creme para passar no rosto e nas mãos, a gente brinca que ela é modelo, e ela adora, é claro", conta uma das netas, a aposentada Jane de Moraes, 63.

Segundo Taís, a bisavó apenas sorriu quando ficou sabendo do reconhecimento do Guinness. "Ela se lembrou do representante que veio conhecê-la e fotografá-la", afirma Taís.
As despesas mensais da idosa giram em torno de R$ 2.500. Os familiares esperam que a atenção recebida os ajude a obter apoio para adaptar a casa de Vó Quita para uma cadeirante. Já foram enviadas cartas para programas de televisão que reformam imóveis de telespectadores.
Segundo parentes, o pai de Vó Quita viveu até os 100 anos. Jane Moraes, neta dela, disse que sua avó tem o hábito de não se intrometer na vida das outras pessoas e que costuma afirmar que vive muito porque se ocupa da própria vida.
Reconhecimento. Vó Quita foi reconhecida pelo Guiness Book como a mulher mais velha do mundo depois que a organização americana Gerontology Research Group (GRG), especializada em estudar idosos com mais de 110 anos, encontrou a história dela em um site de Carangola, há cerca de dois meses.
Depois disso, a organização entrou em contato com a família de Vó Quita e fez uma checagem de documentos dela, como certidão de nascimento e carteira de identidade.
Segundo um dos netos da idosa, Felipe de Moraes, 28, a família recebeu a notícia ontem pela manhã. "Ela é um ícone para toda a nossa família e merece essa homenagem".

Pablo de Melo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos