Estado manda vistoriar prédio para menores em Janaúba

(Foto: Divulgação)

(Por Girleno Alencar) O Governo do Estado comunicou, ontem à tarde, que mandará uma equipe especializada vistoriar o prédio da escola estadual Oscar Porto em Janaúba, onde a sociedade pretende instalar o Centro de Ressocialização de Menores. Os secretários estaduais Odair Cunha e Sérgio Menezes, de Governo e Defesa Social, respectivamente, receberam ontem, no Palácio Tiradentes, uma comitiva da Serra Geral, quando explicou o pleito do Norte de Minas para conter o alto índice de criminalidade em Janaúba, Jaíba e Nova Porteirinha. Os deputados Paulo Guedes, Tadeuzinho Leite e Gil Pereira participaram da reunião.

O prefeito Carlos Isaildon Mendes, de Janaúba, saiu cético da reunião, pois os secretários mostraram que existem regras a serem cumpridas para prédios onde serão abrigados menores infratores e que isso implica em investimentos de R$ 27 milhões. Porém, se for possível adaptar o prédio escolar, ajudará demais. Por isso, a iniciativa de mandar equipe a Janaúba, para verificar se existe possibilidade de fazer as adequações e ainda de viabilizar o projeto. O secretário Sérgio Menezes solicitou que seja marcada uma reunião com o juiz e o promotor da Vara da Infância e Juventude, para discutir esse projeto e suas perspectivas.

Uma das primeiras providências para conter a criminalidade é a formação de Força Tarefa, reunindo todas as corporações policiais, visando combater esse tipo de crimes violentos, principalmente homicídios. Janaúba está com 23 assassinatos em quatro meses desse ano e se mantida a média, corre risco de fechar o ano com 69 homicídios, em número fora da realidade do município.

Ainda na reunião, o prefeito Carlos Isaildon Mendes citou a situação da saúde pública em Janaúba, pois os dois hospitais que atendem pacientes do SUS estão com divida de R$ 16 milhões ao todo e os médicos ameaçam suspender o atendimento. O secretário Odair Cunha, de Governo, pediu um levantamento completo sobre a situação, para verificar como pode ajudar Janaúba a reverter essa situação e ainda mais o colapso no atendimento hospitalar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos