PM usa aplicativo de celular contra a criminalidade em Josenópolis

De acordo com a PM, Rede de Comerciantes tem
25 participantes (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
(G1) A Polícia Militar e os moradores de Josenópolis, município norte-mineiro com 4.830 habitantes, estão utilizando um aplicativo de celular na prevenção e combate à criminalidade. A ferramenta de mensagens instantâneas foi incorporada ao projeto “Rede de Comerciantes Protegidos”, que já conta com 25 proprietários de estabelecimentos, entre lojas de roupas, posto de combustíveis e casas lotéricas.
“A Rede de Comerciantes teve início em cidades de maior porte, mas como há uma tendência de que a criminalidade migre para as de menor, já que nos grandes centros o policiamento é reforçado e conta com mais policiais, a intenção é que os pequenos municípios também possam contar com o projeto”, fala o comandante do destacamento de Josenópolis, sargento Simon Borges.
O militar ressalta que o município tem casos isolados de violência, como o assalto a uma agência dos Correios, apesar disso, mesmo assim, o objetivo é de que os moradores possam ajudar a PM a monitorar o que acontece na cidade.
“A cidade é pequena e todas as pessoas se conhecem, por isso devem procurar pela polícia caso notem alguma movimentação estranha, a iniciativa tem o objetivo de facilitar essa comunicação e aproximar a PM da população”, fala Simon Borges.
O comerciante Domingo Gonçalves tem um depósito de materiais de construção na cidade há 10 anos e aderiu a Rede de Comerciantes. “O último assalto foi há uns cinco anos. Tudo que a gente pode fazer para melhorar a segurança deve ser feito. Apesar de estarmos em um lugar pequeno, não estamos livres da criminalidade”, fala.
O uso do aplicativo é visto pela polícia como uma forma de garantir que as informações que cheguem sejam verídicas, já que os participantes precisam ser cadastrados. “A expectativa é de que o número de trotes diminua e que os militares não sejam deslocados para falsas ocorrências, enquanto algum fato de relevância esteja ocorrendo. O celular faz parte da vida das pessoas, o que é mais uma facilidade”, finaliza o sargento.
Geraldo Paixão é proprietário de um disque-cervejas, ele já usava o aplicativo de celular antes da Rede de Comerciantes ser implantada. “ Tenho o meu comércio há seis anos e nunca fui assaltado, mesmo assim, procuro fazer tudo que puder para prevenir que que isso ocorra. Já estou habituado a enviar as mensagens pelo aplicativo e tecnologia está disponível para ser usada, mesmo quem não tiver muito costume com certeza irá aderir”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos