Rodrigo Rodrigues faz balanço de suas ações no comando do município

JANAÚBA - A Prefeitura Municipal de Janaúba, na microrregião da Serra Geral de Minas, adotou nos últimos 30 dias, uma forma de administração bem diferente de outros municípios. O Gabinete Itinerante foi a forma usada pelo então prefeito em exercício, Rodrigo Rodrigues para desenvolver a participação popular na administração municipal. Para tanto, em seu primeiro ato administrativo propôs a realização de uma Ação Integrada envolvendo todas as secretarias municipais, entre outros órgãos.
Esta ação foi realizada nos distritos de Barreiro da Raiz, Quem-Quem e Vila Nova dos Poções (dias 18, 26 e 3 últimos), dando oportunidade ao povo de falar o que deve ser feito para melhorar a qualidade de vida de cada comunidade. Em todas as reuniões nessas comunidades rurais, Rodrigo e o secretariado da prefeitura se fazem presente. A intenção foi ouvir a população e levar todos os serviços oferecidos, inclusive da área de saúde, no município até à zona rural. “A grande preocupação da Prefeitura de Janaúba é administrar ouvindo o povo. Esse projeto dá voz às pessoas que moram longe da sede municipal”, ressaltou Rodrigo.
Não bastasse, a Ação Integrada que foi tão bem recebida nos distritos, ao estar prefeito, Rodrigo ainda conseguiu em apenas um mês, à frente da administração municipal, promover a reforma e a revitalização da praça Professora Maria José da
Silva, localizada na avenida dos Inconfidentes, bairro Santo Antônio. Um “bem de uso comum do povo”, a nova praça agora totalmente revitalizada se torna um importante espaço de lazer e entretenimento da comunidade. Ganhou novo sistema de iluminação a LED, com lâmpadas modernas com maior durabilidade e qualidade de iluminação, doado pela Assolar Energy. A praça também recebeu quadras de peteca e de vôlei para prática esportiva, bem como, ornamentação com o plantio de 11 tamareiras doadas pela Brasnica. O local também foi contemplado quatro pergolados (estrutura decorativa madeira e videira) que além de deixar o ambiente mais romântico, proporcionará sombra aos frequentadores.
Com atitudes como essas, efetivadas em apenas um mês de governo, Rodrigo Rodrigues mostrou ser um administrador com maturidade, coragem e determinação para vencer desafios impostos pela administração pública, sem perder o foco no “ouvir e servir”, cada dia melhor a população e o município, na busca por uma maior qualidade de vida para todos os gorutubanos e janaubenses.


Mais ações
Além da Ação Integrada que aproximou os distritos da administração municipal, permitindo ao povo contato direito com o prefeito e secretários, Rodrigo, acompanhado do chefe de Gabinete, Paulo Nunes, estabeleceu uma importante agenda de reuniões no município, Montes Claros e em Belo Horizonte, para fazer chegar a secretarias de Estado, como Secretaria de Desenvolvimento Integrado do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), Ciências e Tecnologia, Codevasf e Denocs, demandas do município de diferentes áreas.
No segundo dia como prefeito em exercício de Janaúba, Rodrigo, buscando atender à comunidade de Boi Velhaco, adquiriu junto ao Denocs, em Montes Claros, uma bomba submersa para atender ao sistema de abastecimento da localidade.
Ainda em Montes Claros, atendendo à demanda da comunidade de Barroquinha viabilizou a doação de implementos agrícolas, como uma carreta de trator e uma roçadeira à comunidade, por meio da Codevasf.
Em Janaúba ele participou de reuniões com Associação Comercial e Empresarial de Janaúba (Acijan), quando foram debatidas temas como a segurança pública e o trânsito.

Expresso Saúde
No período de 30 dias em que substituiu de forma interina o titular do cargo, o prefeito Yuji Yamada, Rodrigo juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, entregou aos distritos e outras comunidades rurais dois veículos Kombi, zero quilômetro, no último dia 25 de setembro. Os veículos vão auxiliar no transporte de pacientes da zona rural até à sede do município.

Título de Mérito Social
Visando reconhecer o trabalho de empresas e instituições que prestam serviço na área social do município, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Promoção Social janaubense homenageou várias pessoas com o “Título Mérito Social”. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal no último dia 2 de outubro, e contou com total apoio do então prefeito. Rodrigo, que durante seu discurso agradeceu a iniciativa da Promoção Social e aos agraciados, disse o seguinte: “O nosso trabalho enquanto gestor público se realiza com o complemento do relevante trabalho que vocês prestam no dia-a-dia em nossa sociedade”, observou.

Reforço policial / convênio
Na cidade Montes Claros o então prefeito também participou de reunião com o comando da 11° Região de Policia Militar. Na oportunidade reivindicou reforço para o efetivo da corporação na cidade e a viabilização do convênio entre o Município e a Polícia Militar, essencial para a implantação do sistema de faixa azul no trânsito, e também a sua municipalização.
Em Belo Horizonte, reuniu-se com a direção da Cemig, ocasião em que solicitou da companhia a ampliação do sistema de distribuição de energia do município, com objetivo de receber investimento de usina de energia fotovoltaica, levando em conta o potencial de Janaúba na geração de energia solar, considerada a “bola da vez”, já que é limpa e politicamente correta do ponto de vista ambiental. Também apresentou à empresa proposta de renegociação de dívida do Hospital Regional com energia elétrica.

ESPORTE
Ainda durante o cumprimento da agenda de trabalho na capital mineira o gestor interino do município à época se reuniu na Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais, ocasião em que reivindicou apoio com o objetivo de implantar projetos esportivos no município. 

UAITEC / POLOS DE EXCELÊNCIA 
De olho na educação, Rodrigo aproveitou sua agenda em Belo Horizonte para visitar a Secretaria de Ciências e Tecnologia de Minas. Como forma de reafirmar seu compromisso com a educação solicitou ao chefe de gabinete da referida pasta o fortalecimento da parceria entre o Município, a citada secretaria e a Universidade Aberta Integrada - UAITEC, em Janaúba, através do programa Minas Digital.
Na noite de quarta-feira, 7 de outubro Rodrigo teve seu último compromisso como prefeito em exercício ao participar da solenidade entrega de um gabinete odontológico à comunidade de Maromba.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: ASCOM Prefeitura de Janaúba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos