Blog com notícias de Janaúba e região!

sábado, 29 de março de 2014

Homem morre com um tiro no peito em Janaúba

Uma pessoa foi assassinada na noite dessa sexta-feira (28) em Janaúba. De acordo com a Polícia Militar, o crime foi no Conjunto Residencial Dona Lindú, na Rua Dois.
Policiais encontraram no local o homem de 29 anos já sem vida. Segundo a PM, foi atingido com um disparo de arma de fogo no peito.
A motivação do crime e a autoria ainda são investigadas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Ex-prefeito José Benedito fala sobre a reabertura do frigorífico em Janaúba


(Por Armênio Pereira) Há décadas acompanhamos a movimentação do frigorífico de Janaúba. Vimos a indústria fechar e abrir por várias vezes. Acompanhamos a manifestação de vontade de grandes grupos em querer comprar esta planta e não conseguir por conta de problemas na justiça. E agora, na negociação definitiva de venda do complexo frigorífico de Janaúba não foi diferente: acompanhamos desde o início. Para falar do assunto, convidamos o autor da proposta de desmembramento das unidades da massa falida do Grupo Kaiowa, o ex-prefeito de Janaúba, agora advogando, duas especialidades em direito penal e civil Dr. José Benedito Nunes Neto, ele nos relatou a luta que foi para poder desatar os nós que cercavam a massa falida. O ex-prefeito disse que contratou uma sociedade de advogados de São Paulo que fundamentada em subsídios apresentados por ele (Dr. José Benedito) propuseram a ação que foi vitoriosa. Ele destaca a atenção dispensada, ao caso, pela juíza Jacira Jacinto da Silva da 16ª Vara Cível de São Paulo, processo número 1990.601433-0.

Valeu boi
Valeu boi! Foi com esta expressão eloquente, sempre dita pelos locutores de vaquejada quando o vaqueiro, na disputa, derruba o boi na área demarcada, e marca ponto rumo a vitória, que o ex-prefeito de Janaúba, José Benedito Nunes Neto (Dr. Zé Benedito), comemorou a notícia, amplamente divulgada, sobre a reabertura do frigorífico de bovinos de Janaúba.
A alegria de Dr. Benedito soma-se a alegria de milhares de trabalhadores que direta e indiretamente perderam o emprego há aproximadamente cinco anos, o mesmo sentimento é reforçado centenas de pecuaristas, pelos comerciantes e por políticos da região que sempre querem uma vida bem melhor para todos.
Perguntado sobre o seu sentimento (expectativa), em relação à negociação e reabertura do frigorífico de Janaúba, o ex-prefeito, em resumo, disse, como de costume, que a gratidão deve se a Deus por ter aberto as portas, através da Ação Judicial realizada em São Paulo-SP, por sugestão de Dr. Moacir Nascimento de Carvalho, advogado, então seu Chefe de Gabinete. A ação obteve sucesso. Nela foi feita a proposta de desmembramento da unidade do frigorífico de Janaúba, que fazia parte de uma massa falida composta por cinco unidades frigoríficas e uma indústria de curtume. E, as empresas do ramo só se interessavam em duas das plantas. O então síndico, querendo praticar algo parecido com “venda casada”, só queria alugar, arrendar ou leiloar todas as unidades juntas, o que dificultava o fechamento de negócio. A atitude do síndico foi inclusive contestada pelo ex-prefeito que alegou em primeiro momento que a planta de Janaúba é uma unidade moderna situada em uma região que oferece opções de criação ostensiva (boi verde) e intensiva (confinamento), uma região licenciada para exportação pelo Ministério da Agricultura (MAPA), numa zona livre de aftosa e outras doenças, por isso de grande viabilidade econômica, em especial para pecuária, vez que o frigorífico em operação organizaria toda a cadeia produtiva da região. Além disso, foi alegado também pelo ex-prefeito, que todo capital deve cumprir uma função social, principalmente este frigorífico que teve incentivo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) na sua implantação, portanto dinheiro público. Por outro lado, havia empresas sérias interessadas em reabri-lo, seja em regime de arrendamento ou comprando-o.
Não deu outra, comemora o ex-prefeito,”a juíza, Jacira Jacinto, acatou a nossa tese e fundamentou seu despacho com nossas modestas alegações, foi quando deu ciência ao síndico da massa falida e mandou publicar o edital informando a todos que tinham interesse que apresentassem propostas de arrendamento ou de compra. Resultando na venda por meio de leilão de duas unidades para duas das maiores empresas do ramo do país”.
O Minerva Foods, que adquiriu a planta Janaúba é uma grande empresa e em expansão. Dr. Zé Benedito conta que recebeu os executivos do Minerva em Janaúba. “Eles nos visitaram, causaram-nos uma excelente impressão e hoje já estão em contato com a classe produtora, via Sindicato Rural de Janaúba, por seu presidente José Aparecido, que aproveito para a ele render também minhas homenagens, por ser um homem empreendedor, de grande visão e por realizar a melhor exposição de Minas Gerais, junto com sua diretoria e produtores e está dando todo apoio ao Grupo Minerva, sem o qual o frigorífico fica sem matéria-prima”.
O ex-prefeito reitera a sua alegria revelando uma aspiração “meu sonho de ver o frigorífico reaberto, pelo qual muito tentei como prefeito de Janaúba, à época, está sendo contemplado tenho a consciência que se efetivará, porque nunca sonhei sozinho. Era um sonho de toda janaúba que ressoou nos gabinetes de Belo Horizonte e Brasília, políticos de renome e compromissados nos ajudaram, mas a justiça paulista foi decisiva para desatar um nó que fazia com que o frigorífico abria e fechava, e neste jogo ficou mais fechado que aberto em seus 35 anos de existência. Agora reabrirá para ficar e crescer e tenho a honra e a alegria de ter proposto a solução que foi prontamente acatada pela justiça”.
Dr. Zé Benedito aponta: atividade agropastoril é nossa vocação desde o Brasil colônia, e, na região, a pecuária andou enfraquecida nos últimos anos, por diversas razões, entre elas a dificuldade de comercializar o boi gordo, que agora está vencida, emendando o ex-prefeito diz: vamos ver a pecuária recuperar, os confinamentos aumentarem-se e a vida dos trabalhadores e produtores melhorar, essa é a nossa expectativa e esperança que Deus nos ajude e nos abençoe.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Em Janaúba, homem é preso após retirar areia do rio Gorutuba

Na tarde da última quarta-feira (26) na Rua Sete, bairro Rio Novo, a PM através da equipe do Sargento Alessandro, aprendeu uma carroça de areia Lavada retirada do rio Gorutuba, bem como a prisão em flagrante de um cidadão pelos crimes de desacato e ambiental.
Durante patrulhamento pelo bairro Rio Novo, nas proximidades do Rio Gorutuba, os policiais depararam com dois infratores em uma carroça carregada de areia vindo das margens do Rio Gorutuba.
Ao serem questionados se possuíam licença ambiental para a extração da areia, informaram que não tinha licença ambiental e que retirou para usar em uma construção particular. Durante a abordagem o condutor da carroça desobedeceu à ordem de parada e evadiu correndo sentido Avenida Gentil Dias, não sendo mais localizado.
O outro cidadão infrator inconformado com a apreensão da carroça veio a cometer o crime de desacato à autoridade, desrespeitando os policiais.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Em Montes Claros homem é preso por vender inibidores de apetite sem receita médica

Um homem de 28 anos foi preso nesta sexta-feira (28) suspeito de vender medicamentos para emagrecer sem receita médica em Montes Claros, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, o suspeito é estudante de farmácia e estagiava em uma empresa da cidade.
O homem foi preso após investigações do Setor de Inteligência da PM. De acordo com a polícia durante a abordagem, o suspeito estava com três cartelas de inibidor de apetite e um celular. No aparelho tinha mensagens referentes à comercialização dos medicamentos.
Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Aposentado é vítima de tentativa de homicídio em Buritizeiro

Um homem de 72 anos ficou ferido após ser atingido por três tiros na tarde desta sexta-feira (28) em Buritizeiro, Norte de Minas Gerais.
De acordo com a Polícia Militar, o aposentado andava pelo Bairro Bandeirantes quando um homem pediu para que ele parasse. Como ele não atendeu o chamado, o suspeito efetuou quatro disparos atingindo três tiros na vítima.
Ainda de acordo com a PM, a vítima só conseguiu ver que o autor fugiu em uma bicicleta. Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado a um Hospital de Pirapora.  A polícia ainda não divulgou quais seriam os motivos da tentativa de homicídio.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PRF prende 3, aprende 6 armas, R$ 9.760 e cheques roubados que seguiam para Janaúba

Armas foram apreendidas no carro (Foto: Divulgação / PRF)
A Polícia Rodoviária Federal prendeu três pessoas, de 30, 34 e 37 anos, na BR-251,  entre Montes Claros e Francisco Sá, no Norte de Minas gerais, na noite desta quinta-feira (27). Com eles foram apreendidas seis armas, 47 munições e R$ 9.760, além de mais de cinco metros de cordão detonante e cinco folhas de cheques roubados.
Ainda conforme a PRF, os suspeitos estavam em um carro com placa de São Paulo e disseram que seguiam para Janaúba (MG). Eles têm passagens pela polícia e um estava em liberdade condicional.
De acordo com a PRF, uma das armas era da Polícia Civil, mas não informações se a pistola foi roubada ou furtada. Os cheques são de uma agência bancária de Montes Claros e foram roubados de uma casa no Bairro Todos os Santos, em dezembro de 2013, durante um assalto.
Heloísa Menezes, da PRF, explica que o cordão detonante é utilizado em explosivos, mas somente as investigações podem confirmar qual seria a intenção dos envolvidos com material. Outro fato a ser apurado diz respeito ao dinheiro apreendido, que tem manchas de sangue.
O material apreendido e os envolvidos foram levados para a Polícia Civil.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

VIDÃO: Prefeito de Montalvânia-MG usa veículo público para levar família a balneário em Feira da Mata-BA

(Por Fábio Oliva) Os prefeitos do Norte de Minas reclamam da falta de recursos, da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fecham as prefeituras em sinal de protesto, fazem peregrinação a Brasília-DF para reclamar a liberação de mais verbas para os municípios e até patrocinam propaganda em televisão expondo o estado de miserabilidade de suas cidades. Entretanto, não poupam os cofres públicos de despesas desnecessárias ou de ínfima prioridade, como gastos com mordomias, hospedagens em hotéis de luxo e muitas viagens de avião.
Vem de Montalvânia-MG o mais recente exemplo de descaso com o dinheiro público. O prefeito Jordão Missias Lopes Medrado (PR) usou veículo e combustível bancados com recursos dos contribuintes para levar a família no domingo (16/03) a um balneário localizado em Feira da Mata-BA. Entre os convivas, além do prefeito, estavam sua esposa, Bethy Viana Silva Medrado; sua filha e secretária Municipal de Ação Social, Érika Veruska Viana Medrado e a empregada doméstica da família.
Apesar da Lei Seca, o prefeito consumiu cervejas, mas voltou para Montalvânia-MG dirigindo o veículo de seu gabinete, uma caminhonete Triton L-200, cor prata, placa HLF-7824,
O caso será denunciado nesta sexta-feira (28) ao Ministério Público de Minas Gerais em Montalvânia-MG e à Procuradoria Regional de Defesa do Patrimônio Público, em Montes Claros-MG, pelo advogado Geraldo Flávio de Macedo Soares, dirigente da VIDAC – Verdade, Independência e Desenvolvimento da Associação Cochanina, uma organização não governamental que combate a corrupção no município. Entre as vitórias obtidas pela organização está a inelegibilidade do ex-prefeito José Florisval de Ornelas, por uso indevido de máquinas da prefeitura em sua fazenda.
Além de improbidade administrativa causadora de dano ao erário, o advogado acredita que o MPMG também poderá enquadrar a conduta do prefeito como crime de responsabilidade, por utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos (art. 1º, inciso II, do Decreto-Lei nº. 201/67). O crime está sujeito ao julgamento pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), independentemente de pronunciamento da Câmara de Vereadores, sendo punido com pena de reclusão de dois a doze anos; acarretando a perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, além da reparação pecuniária do dano causado ao patrimônio público.

OUTRO LADO
O prefeito Jordão Missias Lopes Medrado não retornou ao pedido de entrevista sobre o caso.


Em sessão tumultuada, prefeito de São João da Ponte não consegue impedir investigação


(Por Luis Claudio Guedes) A bancada de vereadores aliada ao prefeito Sidiney Pereira da Silva, o Sidiney Gorutuba (PSD), na Câmara Municipal de São João da Ponte, no Norte de Minas, bem que tentou, mas não conseguiu evitar a investigação de denúncias por improbidade administrativa que tramita na Casa. O clima na cidade ficou tenso durante reunião extraordinária da Câmara realizada na tarde da quarta-feira (26), quando foi apreciado o parecer favorável ao arquivamento do processo de investigação. Centenas de moradores lotaram a rua e o plenário e a sessão acabou em tumulto e troca de socos. O motorista do prefeito agrediu um manifestante e foi preso, além disso um manifestante tentou agredir um dos vereadores e também foi levado para a delegacia de polícia local.
O potencial da confusão subiu alguns decibéis porque a reunião da Câmara teve cobertura da equipe do programa CQC - Custe o Que Custar -, da Rede Bandeirantes de Televisão – uma mistureba de humor e crítica política, que já teve alguns momentos de fama, mas anda com audiência em baixa nos últimos tempos. Liderada pelo humorista e jornalista Oscar Filho, a equipe da Band produz matéria para o quadro “Proteste Já!” que deve ir ao ar na segunda-feira (31) e que vai abordar a interminável crise política do município de São da Ponte. Toda a movimentação foi gravada e alguns vereadores foram entrevistados com o habitual tom de chacota que caracteriza o programa. 
Sidiney Gorutuba, um ex-vereador alçado à condição de prefeito por artimanhas do destino: ele era vice do prefeito eleito Geraldo Paula da Costa, o Gê Paula, que tomou posse no leito de um hospital e morreu pouco depois, em janeiro do ano passado. Gorutuba contava com oito dos onze vereadores, ou dois terços dos votos disponíveis, para aprovar o arquivamento da denúncia contra seu governo. 
Segundo o advogado e jornalista Fábio Oliva, os últimos dias foram marcados por intenso assédio dos advogados do prefeito sobre os oito vereadores que integram a bancada governista. Na última hora, contudo, o vereador Lucílio Weliks de Souza (PMDB), aliado de Gorutuba, teve problemas de saúde e precisou ser internado em Montes Claros, faltando à reunião. O placar final ficou sete votos a favor do arquivamento e três votos a favor do prosseguimento das investigações.
Dos sete vereadores que votaram para que não haja investigação, quatro são investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público de Minas Gerais, por suspeita de terem recebido R$ 50 mil cada para evitar a cassação do ex-prefeito Fábio Luiz Fernandes Cordeiro (PTB), o Fábio Madeiras, em 2011 (aqui): Abelar Pinto (PSB), Juscilene Fagundes Borges (PTB), presidente da atual Comissão Processante, Geraldo Filogônio Ferreira, o Geraldo da Boa Vista (PTC), José Geraldo Lisboa, o Zé do Jambra (PTB).

Denúncia
O prefeito Sidiney Gorutuba é acusado de usar bens e servidor do município em obra que deveria ser feita por empreiteira privada; não responder aos pedidos de informações e documentos necessários a que a Câmara Municipal cumpra seu papel de fiscalização; e de induzir um servidor público a fraudar laudos de vistoria de veículos destinados ao transporte escolar, para favorecer cooperativa de transportes sediada em Caratinga (MG).
Quem conhece as entrelinhas da política pontense, no entanto, diz que Sidnei Gorutuba enfrenta o descontentamento de familiares do falecido prefeito Gê de Paula, demitidos por força de termo de ajustamento de conduta (PAC) em que o Ministério Público interveio para colocar fim ao suposto loteamento de cargos na Prefeitura local. Com a entrada dos ‘homens de preto’ do CQC em cena, a sorte de Gorutuba parece estar selada. São João da Ponte entra em rede nacional de TV, o que deve enfraquecer a posição de Gorutuba. 
O presidente da Câmara de Vereadores é Paulo Simão Campos (PPS), que vem a ser sobrinho do ex-prefeito Gê de Paula, é o segundo nome na linha de sucessão local, o que explica, em boa parte, o ímpeto investigativo da Casa. Os vereadores, contudo, não sabiam da visita da equipe do CQC à cidade. O programa descobriu São João da Ponte por meio de contato que o advogado Fábio Oliva tem na equipe de produção do programa: a jornalista Vanessa Holanda, que ele conheceu durante evento em que foi palestrante em Belo Horizonte. "Sugerimos várias pautas para o CQC que nunca deram em nada, mas o interesse pelo Norte de Minas só veio agora com esse caso de corrupção em São João da Ponte", diz Oliva. 
O interesse do CQC pelo caso pontense se deveu ao fato inédito de tentativa de suborno pago com cheque nominal pelo empresário e agora hóspede do sistema prisional mineiro presidiário Marcos Vinícius Crispim, o Corby. Esse caso, contudo, nada tem a ver com o atual prefeito e diz respeito a outra tentativa de evitar a votação de pedido de impeachment na Câmara de Vereadores, durante o mandato do ex-prefeito Fábio Luiz Fernandes Cordeiro, o Fábio Madeiras (PTB). O CQC vai abordar a sequência de fatos que têm transformado São João da Ponte em motivo de chacota nacional.

Presença Global em Janaúba


Conselheiros da Fundajan elegem nova diretoria e Carlos Isaildon é reconduzido ao cargo

Na noite de quinta-feira (13 de Março) foram realizadas em Assembleia Geral Extraordinária as eleições e posses dos Membros do Conselho Diretor e Membros do Conselho Fiscal da Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan). A Assembleia foi presidida pelo Presidente do Conselho Curador da Fundajan, o advogado Charles André Silveira Dias e contou com a participação de conselheiros da entidade bem como de ex-diretores da instituição. A atual diretoria assume a gestão 2014/2017 que terá pelo segundo mandato consecutivo, o bancário Carlos Isaildon Mendes como diretor presidente do hospital.
Com apresentação de Chapa Única, devidamente indicada por 1/3 (um terço) dos membros do Conselho Curador, conforme determina o Artigo 28º - II, do Estatuto Social da Fundajan, e aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes, Carlos Isaildon Mendes permanece como diretor presidente e terá como vice-presidente o engenheiro agrônomo Luciano Sartori. Também compõem a nova diretoria a aposentada Carmem Lúcia, como 1ª secretária, o empresário Fernando Lucas, como o 2º secretário, o administrador de empresas Willian Oliveira, na função de 1º tesoureiro, e o médico Délio Coelho Junior, como 2ª tesoureiro. Já o Conselho Fiscal Efetivo da Fundajan é formado agora pelo contabilista e advogado Hermano Eustáquio Souza Nunes, pelo empresário e administrador Jefrson Bertoli e pelo contabilista Domiciano Santana de Sousa. No Conselho Fiscal Suplente, assumem o funcionário público Argentino Barbosa Ferreira, o aposentado e empresário rural José Carlos Carmanini e o professor Moacir Brito Oliveira.
Durante a posse o diretor presidente recém-eleito Carlos Isaildon Mendes falou do trabalho feito na gestão passada e frisou a importância de continuar atuando com compromisso e seriedade para o crescimento do hospital. Para a nova gestão Isaildon manifestou que “as diretrizes principais a serem seguidas serão o equilíbrio financeiro da instituição, a criação da controladoria geral e a meta de conseguir a acreditação hospitalar”.

quinta-feira, 27 de março de 2014

"PROTESTE JÁ" INVADE SÃO JOÃO DA PONTE

(UOL) Nessa quarta-feira, dia 26, Oscar Filho foi até a cidade de São João da Ponte, no interior de Minas Gerais, para gravar mais um quadro "Proteste Já" para o Custe o Que Custar. 
De acordo com o repórter, centenas de pessoas participaram do protesto em frente à Câmara dos Vereadores, para surpresa dos envolvidos. 

"Voltando aos trabalhos", comenta Guga Noblat
"Estou na cidade de São João da Ponte. Mais de 300 pessoas vieram pra Câmara reivindicar seus direitos. Parabéns!", comentou o homem de preto ao divulgar uma foto em seu Twitter. 
No entanto, nem tudo foram flores. Segundo Oscar, houve alguns problemas durante as gravações. "Confusão aqui na Câmara de São João da Ponte. Teve vereador agredido e tudo...", relatou pelas redes sociais.

Em Pirapora mais uma funcionária de supermercado morre em assalto

Familiares e amigos se revoltaram no sepultamento de Aparecida
(Por Luiz Ribeiro) Foi sepultado no fim da tarde dessa terça-feira o corpo de Aparecida de Jesus Neves Costa Barros, de 44 anos, morta em assalto quando estava trabalhando no caixa de um supermercado em Pirapora. O crime, cometido por dois adolescentes, um deles apreendido ontem, teve circunstâncias semelhantes às do assassinato de Gabriela da Cunha Oliveira, de 16 anos, baleada durante roubo praticado por dois homens a um supermercado em Itaúna, na Região Centro-Oeste, na sexta-feira.
O assassinato provocou comoção e revolta entre os moradores, como ocorreu em Itaúna, onde uma multidão cercou a delegacia e tentou linchar os dois presos pela morte de Gabriela. Também em Pirapora o assassinato da caixa foi filmado pelas câmeras do circuito interno de segurança.
De acordo com testemunhas, Aparecida trabalhava no Supermercado Cataluna, no Bairro Santos Dumont, quando dois adolescentes armados chegaram e anunciaram o assalto. A funcionária entregou todo o dinheiro que estava no caixa, mas um dos menores, com um revólver 38, afirmou que o dinheiro “era pouco”. Ele atirou e atingiu Aparecida na cabeça. A vítima teve morte instantânea. A dupla fugiu sem deixar pistas.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

PM procura suspeitos que deixaram carro com drogas na MG-122

Helicóptero ajuda nas buscas pelos suspeitos
A Polícia Militar apreendeu na tarde desta quinta-feira (27) um carro que transportava drogas pela rodovia MG-122, próximo a Camarinhas, no Norte de Minas Gerais.
Segundo a PM, três pessoas que estavam no veículo abandonaram o carro quando perceberam que iriam ser abordadas pela polícia. No veículo a polícia apreendeu pelo menos 30 quilos de maconha, uma arma e dinheiro.
Os suspeitos fugiram por um matagal e a polícia realiza buscas, inclusive com o helicóptero da corporação, para tentar prender os suspeitos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Menor é apreendido com drogas e dinheiro na cueca em Montes Claros

Um menor de 16 anos foi aprendido por crime análogo ao tráfico de drogas, no aglomerado Conferência Cristo Rei, na noite desta quarta-feira (26), em Montes Claros.
Com o adolescente a Polícia Militar apreendeu cocaína, maconha e crack, além de R$ 125, sendo R$ 80 estavam escondidos na cueca do menor.
Segundo a PM, a apreensão aconteceu em um lote vago, que estava sendo utilizado como ponto de venda de drogas. Algumas pessoas que estavam no local conseguiram fugir ao perceber a chegada dos militares.
O menor e o material apreendido foram encaminhados para a delegacia.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Dois homens são presos suspeitos de pedofilia em Salinas

Dois homens foram presos na tarde desta quinta-feira (27) por suspeita de pedofilia em Salinas, Norte de Minas Gerais. Segundo o delegado José Eduardo dos Santos, os suspeitos têm idades entre 40 e 50 anos. Eles não tiveram os nomes divulgados.
A Polícia Civil e o Ministério Público chegaram até os suspeitos após dois meses de investigações. Ainda de acordo com o delegado, as investigações apontaram que os dois homens abusaram de pelo menos quatro crianças com idades de até três anos.
Eles ofereciam doces as crianças, que eram orientadas por eles a irem até sua casa, onde eram praticados os abusos.
Os suspeitos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde prestam depoimentos. Se condenados pelo crime de estupro de vulnerável, que é um crime hediondo e inafiançável, eles podem cumpri até 15 anos de prisão.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Chefe do tráfico de drogas no norte de Minas é preso em BH

Lázaro Rodrigo Fonseca tem 26 anos
Um homem considerado o chefe do tráfico de drogas no norte de Minas Gerais foi preso em Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira (27).
Lázaro Rodrigo Fonseca, de 26 anos, o "Lalá", seu braço direito Fagner Borges, o "Gordo", e comparsas foram localizados em casa em construção no bairro Céu Azul, na região de Venda Nova. Ambos negaram envolvimento com o crime e apresentavam identidades falsas, mas não enganaram os policiais.
"Lalá" é apontado pela Polícia Civil como chefe do tráfico de drogas em cinco cidades do norte de Minas Gerais, de mandar matar sete pessoas e de dar ordens aos seus comparsas mesmo refugiado em BH.
A prisão do grupo é resultado de uma megaoperação realizada pelas Polícias Civil de Bocaiúva, no norte de Minas Gerais, e de Belo Horizonte.
Segundo as investigações, "Lalá" comandava a venda de entorpecentes em Bocaiúva e Montes Claros. Ele e "Gordo" eram foragidos da Justiça e conseguiram fugir de outra ação feita em Montes Claros, em setembro do ano passado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

quarta-feira, 26 de março de 2014

Novas provas ligam Corbi ao caso da compra de vereadores em São João da Ponte

(Por Fabio Oliva) A Polícia Federal e o Ministério Público de Minas Gerais obtiveram novos documentos que ligariam o negociante e agiota Marcos Vinícius Crispim, o Corbi, ao suposto esquema de compra de vereadores de São João da Ponte para que não cassassem o ex-prefeito Fábio Luiz Fernandes Cordeiro, o Fábio Madeiras (PTB), em 2011.
Um dos documentos revela que no dia 22 de março de 2011, um dia após R$ 310 mil em cheques da Prefeitura de São João da Ponte, emitidos nominalmente a seis vereadores, terem sido supostamente trocados com o agiota, ele teria recebido pelo menos um cheque, nominal, no valor de R$ 155 mil, correspondente a 50% da quantia.
A informação de que seis ex-vereadores de São João da Ponte teriam recebido suborno para evitar a cassação do ex-prefeito em 2011, mas só recentemente revelada, revoltou a comunidade local.
Nesta segunda-feira (24), os vereadores e o ex-prefeito Fábio Luiz Fernandes Cordeiro, teriam se reunido em Belo Horizonte com a advogada Adriana Belli. Todos teriam trocados os chips de seus telefones celulares, com receio de estarem grampeados. A informação não é confirmada pelos vereadores, que negam todas as acusações.
De acordo com informações da PF e do MPMG, o ex-vereador Elmon Antunes Cordeiro (PTB), então presidente da Câmara Municipal, que teria recebido R$ 60 mil. Abelar Pinto (PSB), Juscilene Fagundes Borges (PTB), Geraldo Filogônio Ferreira, o Geraldo da Boa Vista (PTC), José Geraldo Lisboa Cordeiro, o Zé do Jambra (PTB) e Lauzimar Rosa de Lima (PSC), teriam recebido R$ 50 mil cada. Lauzimar e Elmon não se reelegeram.
Hoje às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal de São João da Ponte, será votado o parecer da vereadora Juscilene Fagundes Borges, presidente da Comissão Processante, contra a continuidade das investigações de infrações político-administrativas supostamente praticadas pelo atual prefeito, Sidiney Pereira da Silva, o Sidiney Gorutuba (PSD). O vereador Reinaldo Pereira de Siqueira (PP) acompanhou o voto da presidente.
Juscilene, mesma vereadora acusada de receber propina para não deixar ir adiante processo de cassação do ex-prefeito, é a presidente da Comissão Processante instaurada neste ano para apurar irregularidades da atual administração. O parecer do vereador-relator, Hugo Leonardo Martins de Souza (PMDB), é pela continuidade das investigações.
O prefeito Sidiney Pereira da Silva é acusado de usar bens e servidor do município em obra particular; não responder aos pedidos de informações e não fornecer documentos necessários a que a Câmara Municipal cumpra seu papel de fiscalização; e de induzir um servidor público a fraudar laudos de vistoria de veículos destinados ao transporte escolar, para favorecer cooperativa de transportes sediada em Caratinga-MG.
O presidente da Câmara Municipal de São João da Ponte, vereador Paulo Simão Campos (PPS) pediu reforço policial para a hora da sessão, para garantir a segurança de vereadores e manifestantes. A população promete lotar o plenário e a rua da Câmara Municipal com cartazes, faixas e panelaço.

Grupo de jovens sofre tentativa de homicídio em Verdelândia

A polícia procura por dois homens suspeitos de tentativa de homicídio na madrugada desta quarta-feira (26) em Verdelândia. Segundo informações da PM, dois homens em uma motocicleta passaram por uma praça e atiraram contra um grupo de jovens.
Ainda segundo a polícia, um menor foi atingido com dois tiros, mas conseguiu fugir. Ele pulou o muro de um centro de Saúde e pediu socorro. Ele foi encaminhado para o hospital de Janaúba.
A polícia informou que dívidas com o tráfico de drogas pode ser o motivo do crime. Até o momento os suspeitos não foram localizados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Carreta de gesso pega fogo na BR-251 em Salinas

Uma carreta de gesso pegou fogo na BR-251, próximo a Salinas, no Norte de Minas Gerais, na noite desta segunda-feira (24).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a carga seria levada do Nordeste para o Paraná. O motorista tentou apagar as chamas e acabou ficando levemente ferido. As causas do incêndio são desconhecidas. O trânsito segue normalmente.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Batida entre motos mata uma pessoa e deixa duas feridas em Montes Claros

(R7) Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após um acidente entre duas motos, em Montes Claros no norte de Minas Gerais. De acordo com testemunhas, chovia na hora do acidente.
O mototaxista Geraldo Ferreira da silva, de  44 anos, foi socorrido mas faleceu ao ter uma parada cardiorrespiratória quando estava dando entrada no hospital.   
Ele levava uma passageira que teve apenas ferimentos leves. O outro motoqueiro também não se feriu gravemente.

Baixo nível da água no Rio São Francisco atrapalha travessia

(G1) As chuvas dos últimos dias não foram suficientes para amenizar a baixa no nível das águas do Rio São Francisco, no Norte de Minas Gerais. O internauta Josimar Aparecido Caixeta registrou o momento em que a balsa e os rebocadores encalharam na travessia do rio, sentido São Francisco a Urucuia, e enviou ao VC no G1.
De acordo com o internauta, a travessia neste local é realizada em 15 minutos, mas por causa do nível da água, a travessia neste dia foi realizada em quatro horas. “Moro em Urucuia e sempre utilizo essa balsa e fiquei assustado como nosso Velho Chico está seco”, afirma.
Ainda segundo Caixeta, outro porto foi improvisado no rio para manter o acesso às cidades ribeirinhas. “As chuvas desses dias possibilitaram a travessia da balsa em um novo ponto, mas quando voltar para cima tem de retirar a areia se volta a encalhar”, explica.
Nota da Redação: A Prefeitura de São Francisco informou que já decretou situação de emergência e está tentando junto aos governos estadual e federal recursos para a retirada da areia do leito do rio para permitir o trabalho da balsa.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem fica ferido após ser baleado no pé em Taiobeiras

Um homem ficou ferido após ser atingido por um tiro na tarde desta terça-feira (25) em Taiobeiras, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, dois homens, em uma motocicleta, se aproximaram da vítima e efetuou os disparos.
O crime foi no bairro Sagrada Família e, de acordo com a PM, a vítima foi atingida no pé. A polícia afirma que já tem informações sobre os suspeitos, mas eles ainda não foram presos. Os motivos do crime também não foram divulgados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

terça-feira, 25 de março de 2014

Assaltantes agridem e levam R$ 6 mil de idosos em Rio Pardo de Minas

Um casal de idosos, 82 e 85 anos, foram assaltados em uma fazenda na comunidade de Santana, na noite desta segunda-feira (25), em Rio Pardo de Minas . Os criminosos fugiram com R$ 6 mil.
Os idosos estava indo dormir quando foram surpreendidos por dois homens armados. Os criminosos chegaram perguntando sobre um dinheiro que as vítimas guardavam na casa. Os dois foram agredidos, a mulher teve o braço cortado e o homem levou chutes e socos no rosto e nas costas.
Após as agressões, o casal entregou o dinheiro. Os assaltantes levaram ainda uma arma e um machado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Radar meteorológico será instalado em São Francisco

Expansão. Dois radares como o de Mateus Leme serão instalados na região Norte do Minas Gerais
Controlar o nível e a vazão dos rios do Estado, prever temporais e enchentes e comunicar a chegada de períodos de secas. Essas serão algumas das funções da Sala de Situação de Eventos Críticos Hidrológicos, que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente inauguram amanhã na Cidade Administrativa. O projeto fará o monitoramento meteorológico e hidrológico de todo o território mineiro e repassará boletins diários para a Defesa Civil. A iniciativa demandou investimentos superiores a R$ 1 milhão, custeados pelo governo federal.
A nova sala é uma das novidades a serem apresentadas na Semana da Águas 2014, que ocorre de hoje a quinta-feira na Universidade Federal de Minas Gerais. Com o tema “Água e Energia”, o evento vai discutir, em de palestras, debates e oficinas, a gestão dos recursos hídricos em Minas.
Diretora geral do Igam, Marília Carvalho de Melo explica que os profissionais da Sala de Situação de Eventos Críticos Hidrológicos vão analisar informações durante 24 horas por dia. “Vamos trabalhar a gestão dos dados para prevenir perdas por enchente, principalmente de vidas”, afirmou.
Para viabilizar a previsão, por exemplo, de quantos metros determinado rio vai subir, a Agência Nacional das Águas disponibilizará cerca de R$ 1 milhão em pluviômetros, aparelhos para análise de informações de satélites e radares. Os equipamentos serão espalhados por todo o Estado.
“Faremos a avaliação de como a chuva vai repercutir no rio. E quantos metros o rio vai subir. Quanto mais cedo a gente levantar essas informações, mais rápido a Defesa Civil poderá retirar as pessoas”, explicou Marília. Ela destacou que, em princípio, será emitido um boletim por dia. A periodicidade dos alertas poderá aumentar conforme a proximidade do evento climático.
Serão investidos outros R$ 120 mil para adquirir equipamentos da sala, como computadores e telões
Expansão. Dois radares meteorológicos serão instalados em São Francisco e Almenara, no Norte de Minas. Atualmente, o Estado só tem um, em Mateus Leme, na região metropolitana.

Números
R$ 1 mi em equipamentos externos serão usados no projeto
R$ 120 mil serão gastos nos aparelhos que ficarão na nova sala
24 horas por dia será o período de funcionamento da sala


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Homem de 20 anos é vítima de tentativa de homicídio em Janaúba

Um homem de 20 foi vítima de uma tentativa de homicídio em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, nesta segunda-feira (24). De acordo com informações da Polícia Militar, o rapaz estava em uma lanchonete quando um criminoso armado chegou atirando.
Ainda segundo a PM, ao perceber que poderia ser atingido, o homem correu e conseguiu escapar dos tiros. O criminoso não foi encontrado e a vítima disse que a tentativa de assassinato pode estar relacionada a ciúmes.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

segunda-feira, 24 de março de 2014

PM APREENDE 893 CAIXAS DE CIGARRO E PRENDE QUATRO EM PORTEIRINHA

(Por Sargento Elton Freitas) Na noite da última sexta-feira (21), a PM através da equipe de Inteligência do 51º BPM e viaturas do turno de serviço em Janaúba e Porteirinha, efetuaram a apreensão de uma carga de 893 caixas de cigarros provavelmente oriundas do Paraguai, e prisões de quatro pessoas envolvidas no crime de contrabando previsto no artigo 334 do código penal.
Após levantamentos realizados pelo Serviço de Inteligência do 51º BPM, dando conta de que uma carreta estaria sendo perseguida ou escoltada por motociclistas e outro veículo cor preta, e convergiram em direção à região do São José do Gurutuba, zona rural do município de Porteirinha, a PM montou uma operação para abordar os veículos suspeitos. 
Durante rastreamento, os policiais chegaram a um sítio de nome Encosta da Serra, onde encontraram uma carreta, um caminhão baú e uma Kombi e várias pessoas estavam tirando as mercadorias da carreta e passando para os outros veículos, e ainda armazenando os produtos em um depósito no sítio.
Assim durante a abordagem os policiais certificaram que o produto se tratava de caixas de cigarros, os suspeitos perceberam a chegada da PM e fugiram embrenhando-se no matagal a beira da barragem bico da pedra não sendo localizados naquele momento, deixando para trás objetos pessoais, dinheiro (R$6.473,00), aparelhos celulares que a todo o momento recebiam chamadas. No local foram encontrados os veículos: Uma carreta com placa do estado do Paraná, um caminhão MB 608, cor vermelha, placa GLI - 0151 carregado com 250 caixas de cigarros, um VW Kombi placa HMO - 2751 carregada com 43 caixas de cigarros, ficando constatado que os suspeitos realizavam o transbordo da mercadoria.
Durante o rastreamento que perdurou por toda a madrugada, as viaturas envolvidas na ocorrência conseguiram localizar quatro suspeitos os quais foram presos em flagrante delito e conduzidos com todo o material apreendidos para a Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros. Os militares obtiveram informações que a carga apreendida seria a segunda carga dos suspeitos neste ano. Um dos suspeitos que foi identificado como motorista da carreta é costumeiro nesta pratica delituosa. Dois dos suspeitos presos afirmaram que foram contratados pela quantia de 100,00 para descarregarem toda a carga.

Drogaria é assaltada em Porteirinha

No final da manhã do último sábado (22), a vítima Nerilde Silva Ferreira, funcionária da farmácia Droganorte localizada na Praça Afrisio Coelho, centro da cidade de Porteirinha, foi surpreendida por um indivíduo que após adentrar no estabelecimento, sacou um revólver da cintura e anunciou o assalto, ordenando a ela que entregasse todo o dinheiro do estabelecimento. 
A vítima entrou em estado de pânico e clamou por socorro, pedindo ajuda ao seu colega de trabalho que também estava no local, vindo neste momento a adentrar ao estabelecimento uma senhora e pediu que fosse trocado uma quantia em dinheiro, instante em que o autor desistiu do intento, e em frente à farmácia, montou na garupa de uma motocicleta cor preta conduzida por seu comparsa, e evadiu direção ao bairro Vila Kennedy. 
Uma pessoa anotou a placa HGN-0768 da referida motocicleta. Verificando as filmagens do sistema de monitoramento do estabelecimento, os policiais militares puderam observar que o autor é magro, estatura mediana, trajava camisa cor branca com escrita na região frontal "FILA", capacete cor vermelha, a motocicleta trata-se de uma Honda/CG 150 Titan KS, emplacamento Porteirinha/MG, cor preta, tendo como proprietário L. J. O. S, 20 anos. 
Durante o rastreamento o veículo foi localizado na Rua Tobias de Brito, Bairro União, em frente à residência do Laércio, porém este não foi localizado.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Distribuidora de gás é assaltada em Janaúba

Na manhã do último sábado (22) conforme relato das vítimas estavam na empresa denominada Gás Norte localizada na Rua Montes Claros, bairro Padre Eustáquio, cidade de Janaúba, momento em que ali compareceu um infrator, alto, moreno escuro, trajando blusa cor azul claro, boné cinza, bermuda cor marrom claro e chinelo, se passando por cliente e posteriormente entrou outro indivíduo, este trajando bermuda cor cinza, camisa cor branca com mangas verde e o numero 4 nas costas sendo este identificado como Manoel Marciano de Sena Neto, vulgo "Netão" este sacou um revólver e anunciou o assalto.
Foram roubados três anéis de ouro, e certa quantia em dinheiro. Após o roubo os infratores evadiram em duas bicicletas e seguiram pela Rua Minas Gerais. Durante rastreamento, Netão foi avistado e já estava com roupas diferentes, este ao perceber a presença policial evadiu-se sentido as margens do rio Gorutuba e não foi alcançado. No mesmo local foi abordado o comparsa Thiago Manoel Mendes de Jesus o qual possuía características idênticas repassadas e visualizadas nas filmagens, e ainda foi reconhecido pelas vítimas. Os produtos do roubo não foram localizados com o infrator. O cidadão infrator foi preso em flagrante delito e conduzido a Delegacia de Polícia Civil, onde ficou a disposição da justiça.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Unimontes abre processo seletivo para 745 vagas em 30 cursos

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) está com inscrições para o 3º Processo Seletivo 2014. Estão sendo disponibilizadas 745 em 30 cursos de graduação.
As inscrições podem ser feitas até 23 de abril no sistema universal e até 21 de maio para os candidatos que querem concorrer na reserva de vagas. Para esses concorrentes, o prazo para avaliação da isenção da taxa vai até 4 de abril. O edital está disponível na internet.
O valor das inscrições é de R$ 100 para quem se candidatar a um curso e R$ 190 para os interessados em concorrer em dois. As provas serão aplicadas em 8 de junho em Bocaiuva, Espinosa, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Unaí e Belo Horizonte.
Os participantes do vestibular serão distribuídos em grupo 1 e 2. No primeiro, as provas serão realizadas das 8 às 13 h, são oferecidas 409 vagas em 16 cursos. No segundo, o horário vai de 15 às 20h. 336 vagas são ofertadas em 14 cursos. 
Mais informações sobre o vestibular pelo telefone (38) 3229-8080, das 8h às 18h, na Comissão Técnica de Concursos, no prédio 4, no campus em Montes Claros, no telefone (38) 3229-8080 ou pelo e-mail cotec@unimontes.br.


Pablo de Melo 
pablo-labs@hotmail.com

Hospital Regional de Janaúba receberá recursos por meio do Pro-Hosp

Nove hospitais mineiros foram incorporados ao Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais SUS/MG (Pro-Hosp) e receberão investimentos de mais de R$ 5,6 milhões. O anúncio dos novos investimentos foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, nesta segunda-feira (24) em cerimônia na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Segundo o secretário, o Pro-Hosp contribui a médio e longo prazo para o equilíbrio financeiro dos hospitais, por meio do desenvolvimento de uma gestão estratégica, focada em resultados assistenciais e metas de produtividade.
Além de Uberaba, as outras instituições e cidades contempladas são: o Hospital São Judas Tadeu de Oliveira, Hospital Carlos Chagas de Itabira, Hospital São Vicente de Paula de Juiz de Fora, Hospital Regional de Janaúba, Hospital São Vicente de Paulo de Ubá, Hospital Santo Antônio, Hospital Municipal de Paracatu e Hospital Municipal-Maternidade de Ibirité.

Pro-Hosp
Lançado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, em 2003, o Pro-Hosp foi concebido para redesenhar a rede hospitalar do Estado, melhorar o desempenho, o acesso e a assistência hospitalar. Além disso, o programa promove a regionalização, reduz os vazios assistenciais e fortalece as Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde do Estado (SUS/MG).
Segundo a diretora do Pro-Hosp, Priscila Rochewerger, desde a implantação do programa, a quantidade de municípios beneficiados aumentou em 245,45%. “Em 2003 eram 33 municípios e em 2014 serão 114. E o número de hospitais contemplados aumentou em 292,16% passando de 51 para 149 unidades hospitalares”, disse.
Em investimentos isso representa que, apenas em 2014, os 149 hospitais contemplados pelo Pro-Hosp contarão com recursos equivalentes a R$ 165 milhões a serem alocados e repassados conforme cumprimento de metas e compromissos estabelecidos.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Segundo a Caixa, Norte de Minas lidera contratação de unidades do programa federal para habitação rural

(Por Luís Claudio Guedes) A Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal em Montes Claros fez um balanço do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e concluiu que o Norte de Minas é a região do Brasil com o maior número de contratos para a construção de moradias no campo. O programa é um dos braços do ‘Minha Casa, Minha Vida’ e tem como objetivo reduzir o déficit habitacional rural e contribuir para que as famílias permaneçam em suas propriedades rurais.
Segundo o superintendente regional da Caixa, Marcelo Bonfim, os números apontam que cerca de 2.000 moradias foram construídas ou estão em fase de produção na região. O Norte de Minas também tem o maior número de pedidos para financiamentos das casas já protocoladas em todo o país. A expectativa do banco é de chegar a 5.000 projetos em análise até meados deste ano, o que não significa, necessariamente, a construção de número igual de moradias, porque o financiamento depende da aprovação do cadastro dos interessados.

Moradias com subsídio
A informação foi repassada para o deputado estadual Paulo Guedes (PT), durante encontro na sede regional do banco público em Montes Claros (na foto acima), na última sexta-feira. Guedes atribui o avanço do programa na região como parte do apoio que uma equipe técnica vinculada ao seu gabinete tem prestado às famílias interessadas em contratar o financiamento. “Nosso pessoal acompanha todo o processo até a construção das casas. Há uma preocupação constante de nossa parte em fazer com que todas as condições previstas sejam atendidas na construção das unidades habitacionais, garantindo a qualidade de vida dos moradores”, diz o deputado.
Entre essas condições estão os subsídios que podem chegar a até 96% do valor total do financiamento para famílias com renda bruta anual de até R$ 15 mil. Na prática, o governo federal praticamente faz uma doação da casa para esse grupo, mas o programa oferece também condições bastante vantajosas para famílias com renda bruta de até 60 mil reais. O programa, que pode ser intermediado pelas chamadas entidades organizadoras (cooperativas, prefeituras, associações, sindicatos e afins) prevê também a reforma de imóveis. É negócio da China, para quem se dispõe a enfrentar a burocracia que normatiza o programa.

domingo, 23 de março de 2014

NORTE DE MINAS LIDERA ESTUDO DE INTENÇÃO DE CAPACITAÇÃO

Com 69%, o Norte de Minas lidera a intenção de empresários do Estado que pretendem capacitar seus funcionários ao longo deste ano. De acordo com estudo recém-divulgado, mais da metade das micro e pequenas empresas mineiras pretendem capacitar os funcionários em 2014. Em 2013, apenas 32% dos empresários de pequenos negócios ofereceram algum tipo de qualificação aos seus colaboradores. É o que mostrar o estudo Capacitação nas Micro e Pequenas Empresas feito pelo Sebrae Minas com 1.600 empresários mineiros dos setores de comércio, serviços e indústria.
Das oito regionais pesquisadas no Estado, o Norte de Minas (69%), Rio Doce (59%) e Jequitinhonha e Mucuri (56%) foram os que tiveram o maior percentual de empresários que querem capacitar seus funcionários. A região Noroeste foi a que apresentou menor quantidade de empresários (29%) interessados em oferecer o benefício aos empresários neste ano. De acordo com o levantamento, dos 52% dos empresários que vão oferecer treinamento, 66% com foco no setor administrativo, 63% na área comercial e 49% no setor financeiro.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

APÓS CRISE, JAÍBA CANCELA FESTA DA BANANA

JAÍBA (Luis Cláudio Guedes) – O município de Jaíba, passou por verdadeiro abalo sísmico no segundo semestre do ano passado, após a abertura da investigação pela Câmara de Vereadores que resultou na cassação do ex-prefeito Jimmy Murça (PCdoB). A cadeira de prefeito do município chegou a ser ocupada por três nomes diferentes ao longo do mês de dezembro, até a posse do vice Enoch Vinicius Campos de Lima (PDT), que permanece no cargo por meio de liminar.
Partiu de Enoch a acertada decisão de não realizar, neste ano, a tradicional Festa da Banana. O prefeito decidiu manter as comemorações do aniversário de emancipação da cidade, com o evento de motocross na localidade de Mocambinho - Projeto Jaíba. O ex-prefeito Sildete Araújo, o Detinho, que segue preso acusado de improbidade administrativa quando governou o município (2009\2012), gastava horrores com a festa e, no auge da animação, chegou a levar a extinta banda de axé ‘Chicletes com Banana’ para animar a festança. Deu no que vimos.

Família de Janaúba conquista experiência e se torna bem-sucedida na área automotiva

Cornélio Bastos e o irmão Farley Bastos conseguiram fazer a empresa se desenvolver e planejam novas melhorias (Foto: Marcos Ribeiro)
Incentivados pelos clientes a abrirem o próprio negócio, Cornélio de Amorim Bastos, de 44 anos, e o irmão Farley Amorim Bastos, de 36, resolveram investir na ideia e abriram a Cornéliu’s Som e Acessórios há 13 anos, no bairro Aparecida, setor central da cidade de Uberlândia. Desde então a empresa vem evoluindo no ramo de equipamentos e som automotivos, além da estrutura e serviços oferecidos.
Natural de Janaúba, no norte de Minas Gerais, a família se mudou para Uberlândia em 1984, depois que o pai foi transferido para a cidade. Desde que chegaram, começaram a trabalhar na área automotiva. “Não foi difícil encontrar emprego, eu já gostava de trabalhar com carros e meu irmão Farley resolveu seguir o mesmo caminho. Graças a Deus, conseguimos mostrar o valor do nosso trabalho”, disse Cornélio.
Oferecendo desde um pedal de borracha até um programa que consegue detectar qual tecnologia é usada nos carros mais modernos da atualidade, Cornélio Bastos afirma que está sempre de olho nas tendências do mercado para oferecer o melhor aos clientes. “Hoje conseguimos oferecer um mix de produtos. Você pode encontrar calotas, fusíveis, capas de banco, mas oferecemos também produtos como sons e DVDs, alarmes e acessórios para equipar desde um Fusca até um Porsche.” Os irmãos foram ganhando respeito e afirmam que, desde que inauguraram o estabelecimento, em 2001, sempre tiveram a loja cheia.


Crescimento
A Cornéliu’s Som e Acessórios tinha inicialmente uma área de 380 m² e hoje conta com um espaço de aproximadamente 1,5 mil m². Já a quantidade de funcionários passou de cinco para 12. “A gente gosta do que faz e isso traz reconhecimento, e foi esse reconhecimento que fez com que a gente evoluísso sempre oferecendo o melhor serviço possível”, disse Farley Bastos.
Atendendo a cerca de 30 clientes por dia com serviços variados, como trocar um tapete de carro ou instalar um sistema de som completo, Cornélio Bastos disse que está sempre fazendo cursos na área para não ficar ultrapassado. Os irmãos também planejam fazer mudanças na empresa em médio prazo. “Espero começar a realizar um atendimento agendado, para as pessoas que têm mais pressa. A pessoa me liga e a gente marca a hora e o tempo que será necessário para entregar o serviço. Isso vai custar mais funcionários, pelo menos mais uns quatro, mas é um projeto para daqui uns três anos”, disse Cornélio Bastos.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Defesa alega mal-entendido em soltura de empresário que aplicou golpe em prefeitura de Janaúba

Advogados do empresário Mateus Roberte Carias, um dos mais procurados pela Polícia Federal (PF), informaram que ele não está foragido e que irá se apresentar à corporação na próxima terça-feira. Segundo os defensores, não houve facilitação ou fuga na saída de Carias do Centro de Detenção Provisória de Viana II, em Viana, na região metropolitana de Vitória (ES), mas, sim, um erro da Justiça que não informou às autoridades capixabas sobre mais um mandado de prisão em aberto.
O empresário foi solto em 10 de dezembro de 2013, mesmo tendo contra si uma ordem de prisão da Justiça de Janaúba, no Norte de Minas, conforme mostrou na edição de ontem. Ele é acusado de liderar uma quadrilha que vendia precatórios falsos a dezenas de municípios do Norte de Minas e de outros Estados.
Conforme a Advocacia Ferrari, tudo não passou de um mal-entendido. “Nem o Mateus nem os defensores dele sabiam que ainda havia um mandado de prisão em aberto. O presídio verificou o sistema e não constava nenhum impedimento para a soltura. Por isso, ele foi posto em liberdade”, disse o advogado Marco Polo Ferrari.
Segundo ele, o novo mandado de prisão só foi descoberto em fevereiro deste ano, quando a Justiça de Janaúba pediu a transferência da mulher de Mateus, que também está presa no Espírito Santo, para Minas. “O que houve foi um erro da comarca de Janaúba, que não comunicou o mandado de prisão nacionalmente”.
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) do Espírito Santo informou, em nota, que Carias foi solto porque não havia restrição contra ele no Banco Nacional de Mandados de Prisão. Na época, ele havia conseguido um habeas corpus que derrubou um outro mandado de prisão da Justiça de Pirapora, também no Norte de Minas, sob a condição de que permanecesse em residência fixa e se apresentasse à Justiça. Segundo o advogado, o empresário mora em Guarapari (ES).


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com